Referência Lei do desenvolvimento cefalopodal
Por: Gabrielle1945 • 21/4/2019 • Resenha • 1.308 Palavras (6 Páginas) • 399 Visualizações
Casos de emergência
A UBS é o contato primeiro e preferencial da população, é a porta de entrada para que haja o contato com a rede de atenção a saúde. No período em que estivemos na unidade, foi possível observar alguns casos de emergência, sendo esses, crises de ansiedade, hipertensão, dor abdominal mas a hipertensão arterial foi o caso de maior prevalência. As pessoas chegaram na unidade com um desses casos de emergência, imediatamente são encaminhados para uma sala de enfermagem, onde é feito a triagem. Não observamos casos de maiores riscos, mas nós foi informado que existe uma equipe preparada para realizar esse atendimento e fazer os procedimentos necessários.
Lei do desenvolvimento cefalopodal:
• Primeiro trimestre: controle do olho, acompanha as coisas c os olhos, e objetos que estão a 180°. primeiras noções de sabor, temperatura, volume.
• Segundo trimestre: controle do pescoço, cores, movimentos e formas, sorri, imita e tem inicio do controle dos braços.
• segundo semestre: controla tronco e mãos, senta, começa a engatinhar e fica em pé com apoio, primeiras palavras, contato com o ambiente.
• primeiro e segundo ano: controla pernas e pés, vocabulário aumentado, medo, raiva, egoísmo, ciúme, birra.
• neuropsicomotor: dos três aos sete anos. aprimoramento das habilidades adquiridas. imita os adultos, melhora adaptação social.
• idade escolar: aumento do desejo de saber, noções de religião, amplia a vida social. distinção de grupos pelo sexo q pertence.
Para o desenvolvimento intelectual - a estimulação ambiental é essencial nos estágios de desenvolvimento cognitivo da criança. e a estimulação visual, auditiva, tátil é essencial para desenvolver a inteligência.
Desenvolvimento motor: RN postura fetal generalizada
Habilidades motoras grossas:
1 mês -levanta e vira a cabeça para o lado, quando deitado de barriga pra baixo. cabeça vai pra tras se colocado sentado. tronco fica curvado quando senta
2 Meses: Levanta a cabeça e o tórax, sustenta a posição. Melhor controle da cabeça.
3 Meses: Levanta a cabeça cerca de 45° quando em decúbito ventral. A cabeça pende ligeiramente para trás quando levado a posição sentada.
4 Meses: Levanta a cabeça e olha a sua volta. Rola da posição prona para a supina. A cabeça conduz o corpo quando é puxado para a posição sentada.
5 Meses: Rola da posição prona para a supina e retorna para a posição inicial. Senta com o dorso ereto quando apoiado.
6 Meses: Senta com três apoios.
7 meses: Senta sozinho com o apoio das mãos.
8 Meses: Senta sem apoio.
9 meses: executa movimentos permitindo-lhe rolar do decúbito ventral para o dorsal e eleva todo o tórax apoiado nas mãos, quando em posição prona, senta-se sozinho.
10 Meses: Engatinha. Faz força para ficar de pé.
11 Meses: Engatinha. Fica em pé com apoio.
12 Meses: Fica em pé com e sem apoio. Pode caminhar.
Habilidades motoras finas:
maturação do uso das mãos e dedos. o bebe segura o objeto com a mão toda e depois so com as pontas dos dedos.
Desenvolvimento psicológico/ afetivo da criança. Na infância, algumas partes do corpo da criança assumem um significado psicológico como fonte de prazer.
Estágio oral: primeiro ano de vida - bocas e zonas proximas.
Estágio anal: segundo ano de vida. anus. podendo expulsar ou reter as fezes.
Estágio fálico: três aos seis anos - órgãos sexuais. manipulação, exibicionismo e muita curiosidade. descobrem e reconhecem as diferenças entre os sexos.
Estágio de latência: fase escolar. se acalma o período do instinto sexual. aquisição de brincadeiras e conhecimento.
Estágio genital: adolescência. inicio da puberdade. com a maturação do sistema reprodutivo e a produção de hormônios sexuais, os impulsos se intensificam.
Maturação dos sistemas:
Sistema respiratório: quando o bebê nasce, sua respiração começa por meio dos pulmões. os movimentos respiratórios são estimulados pela diminuição de 02 e aumento de co2 e a diminuição do ph sanguíneo. lactentes respiram pelo nariz, de forma irregular e abdominal. de 1 a 3 anos os pulmões crescem. volume torácico aumenta, diminuindo a frequencia respiratória. respiração abdominal. de 3 a 7 anos tóraco-abdominal e diminuição da fr.
Sistema circulatório: RN o volume circulatório é de 10 a 20 % do seu peso. As céluals vermelhas (hemoglobina e hematócrito) são maiores. o que garante uma adequação na oxigenação. Abdomen globoso e flácido. Cordão umbilical gelatinoso e branco, fica seco e negro (mumificado), cai ate o 11° dia. Pulso instável. 1 a 3 anos: a fc diminui e a pa amenta. a regulação da temperatura corporal é mais efetiva, pois os capilares respondem de forma mais adequada as variações de temperatura.
Sistema digestivo: RN: a capacidade gastrica
...