De que maneira o organismo humano supera o desafio imposto pela segunda lei da termodinâmica para sua manutenção, crescimento e desenvolvimento
Artigo: De que maneira o organismo humano supera o desafio imposto pela segunda lei da termodinâmica para sua manutenção, crescimento e desenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erickalayys • 31/5/2014 • Artigo • 423 Palavras (2 Páginas) • 560 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
FACULDADE DE NUTRIÇÃO - FANUT
CURSO DE NUTRIÇÃO
BIOQUÍMICA
MACEIÓ-Al
2014
Ericka Lays Pequeno do Nascimento
BIOQUÍMICA
MACEIÓ- Al
2014
Redação: “De que maneira o organismo humano supera o desafio imposto pela segunda lei da termodinâmica para sua manutenção, crescimento e desenvolvimento?”
O estudo quantitativo de transformações químicas e processos físicos denomina-se metabolismo. No qual, é responsável pelo crescimento e reprodução das células, que ocorre por meio de uma série de reações catalisadas, as quais constituem as vias metabólicas.
Os componentes que estão sujeitos a um processo químico ou físico pode ser um organismo, célula, os quais somados ao ambiente formam o universo. A segunda lei da termodinâmica afirma que, todas as vezes que realizamos um trabalho, consumimos energia e geramos calor, então se estamos perdendo calor (energia), isso significa que a nossa energia interna diminua, entretanto o universo tende ao aumento da desordem, e quanto maior a desordem de um sistema, maior a sua entropia. Por conseguinte os seres vivos não violam a segunda lei, pois trabalham em harmonia.
É preciso entender esta relação dessa lei, com os sistemas e o ambiente. Pois os sistemas biológicos nunca entram em equilíbrio com o meio ambiente, mas interagem constantemente e, portanto essa interação faz com que o organismo se auto-organize. O metabolismo é essencial para os seres vivos, não só para transformar as substâncias ingeridas em energia como também é responsável pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. E pode ser dividido em dois estágios, anabolismo e o catabolismo.
O anabolismo, por sua vez é um conjunto de reações que implicam a construção de moléculas a partir de outras, para que haja essas reações é indispensável à presença de substratos, e principalmente energia. Em uma reação catabólica, o contrário acontece. Ao invés de construção, há a quebra de substâncias complexas em substâncias mais simples. As reações químicas que ocorrem no metabolismo celular classificam-se em: reações endergônicas e exergônicas. O produto contém mais energia do que os reagentes originais, neste caso são as reações endergônicas. Já nas reações exergônicas, os reagentes têm maior energia do que os produtos.
Por conseguinte, as energias das reações catabólicas fornecem os blocos construtivos para as reações da atividade anabólica da célula. O fundamento da energética bioquímica repousa no conceito de acoplamento energético. No ponto de vista
...