Relatório Saúde Coletiva
Por: Douglas Vinicius • 11/6/2017 • Trabalho acadêmico • 2.504 Palavras (11 Páginas) • 13.411 Visualizações
2- OBJETIVOS
2.1 Objetivos Gerais
Desenvolver habilidades e competências para o exercício das atividades voltadas a prática da enfermagem em saúde coletiva junto aos seguintes clientes: criança, adolescente, adulto e idoso;
Proporcionar atividades de enfermagem como sala de espera e grupo educativo a partir das demandas da clientela;
Atuar nos Programas de Saúde para atenção básica proposta pelo Ministério de Saúde;
Formar profissionais de enfermagem capazes de exercer observação, análise e síntese para desempenho das ações em saúde coletiva de forma reflexiva, crítica e criativa, capazes de se apropriar e recriar o conhecimento, comprometidos com a integralidade, eqüidade e universalidade do atendimento com vistas ao atendimento da Política atual de Saúde.
2.2 Objetivos específicos
Laboratório - Sala de vacina:
- conhecer a rede de frio
-aprender a montar uma caixa de isopor para receber imunobiológicos e para vacinação extra muros.
- aprender a verificar a temperatura no termômetro de máxima e mínima
- conhecer todos os imunobiológicos do calendário vacinal da criança, adolescente, adulto e idoso.
Vigilância epidemiológica:
- manusear e preenchimento das fichas de notificação compulsória de tuberculose, hanseníase, raiva, dengue e outras que se fizerem necessárias de acordo com a demanda e perfil epidemiológico da região.
- manusear e preenchimento das fichas de reações adversas - vacinas.
-Caracterizar as morbimortalidades de maior prevalência entre adultos e idosos.
- Caracterizar as principais doenças transmissíveis de acordo com a demanda e perfil epidemiológico da região.
Educação em saúde:
- desenvolver atividades educativas de grupo e sala de espera para a população assistida na Unidade Básica de Saúde; escola e/ou comunidade, com a utilização de materiais confeccionados pelos alunos.
- Interagir com a clientela e conhecer os aspectos culturais, sociais e emocionais possibilitando associar as inter relações entre saúde e doença para alcançar um cuidado holístico.
Consulta de enfermagem:
- Acompanhar as consultas de enfermagem nos diversos programas de saúde: Hanseníase; Tuberculose; Hipertensão Arterial; Diabetes Mellitus; Adolescente; DST/AIDS.
- Discutir a assistência em enfermagem em saúde coletiva dentro dos diversos Programas de Saúde
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO.........................................................................3
2- OBJETIVOS.............................................................................4
3- JUSTIFICATIVA.......................................................................5
4- REVISÃO TEÓRICA................................................................6
5- METODOLOGIA......................................................................7
6- CRONOGRAMA.......................................................................8
7- BIBLIOGRAFIA.........................................................................9
8- ANEXOS..................................................................................10
3
1-INTRODUÇÃO
O presente relatório constitui-se do relato das experiências vivenciadas pelo acadêmico de enfermagem na matéria de Ensino Clinico em Saúde Coletiva desenvolvido na Unidade Básica de Saúde José do Prado Barreto, na cidade de Nossa Senhora do Socorro, Sergipe. As atividades se deram no período de 30 de agosto à 20 de dezembro de 2016, totalizando 110 horas práticas. O relato será composto pela caracterização da Unidade Básica de Saúde José do Prado Barreto, a área adscrita, descrição das atividades desenvolvidas e das experiências vivenciadas pelo acadêmico de enfermagem, bem como as percepções que ficaram acerca do contato com a Saúde Coletiva e as considerações finais quanto ao estágio.
A disciplina Ensino Clinico em Saúde Coletiva tem por objetivo: desenvolver habilidades e competências para o exercício das atividades voltadas a prática da enfermagem em saúde coletiva junto aos seguintes clientes: criança, adolescente, adulto e idoso; proporcionar atividades de enfermagem como sala de espera e grupo educativo a partir das demandas da clientela; atuar nos Programas de Saúde para atenção básica proposta pelo Ministério de Saúde; formar profissionais de enfermagem capazes de exercer observação, análise e síntese para desempenho das ações em saúde coletiva de forma reflexiva, crítica e criativa, capazes de se apropriar e recriar o conhecimento, comprometidos com a integralidade, eqüidade e universalidade do atendimento com vistas ao atendimento da Política atual de Saúde.
Desta forma, o presente relatório propõe-se a descrever parte das atividades desenvolvidas no estágio curricular dessa disciplina, ressaltando a aquisição de conhecimentos, de atitudes e de habilidades na atenção à saúde comunitária, sendo um dos requisitos de avaliação da mesma.
5
2- UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais. (MINISTERIO DA SAÚDE, 2010)
Até setembro de 2011, o país contava com 38 mil UBSs. Nelas, os usuários do SUS podem realizar consultas médicas, curativos, tratamento odontológico, tomar vacinas e coletar exames laboratoriais. Além disso, há fornecimento de medicação básica e também encaminhamentos para especialidades dependendo do que o paciente apresentar.
Em 2011, já foram selecionados 1.219 projetos para construção de UBS. Essas unidades serão construídas em cidades extremamente pobres. Até 2014, estão previstas mais de 25.520 UBS construídas, ampliadas ou reformadas, a partir do censo de infraestrutura da Atenção Básica. Terão prioridade os municípios do Programa Brasil Sem Miséria que ainda não foram contemplados pelos equipamentos.
...