Resenha Crítica de Caso Trabalho da Disciplina Bioética e Ética em Auditoria
Por: Beatriz Freire • 3/8/2020 • Bibliografia • 471 Palavras (2 Páginas) • 375 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM AUDITORIA DA GESTÃO HOSPITALAR
Resenha Crítica de Caso
Beatriz Conceição dos Santos Freire Venancio
Trabalho da disciplina Bioética e ética em auditoria
Tutor: Prof. Fatima Cristina Cunha Penso
Rio de Janeiro
2020
CHILDREN’S AND CLINICS
Referências: EMY EDMONDSON ; MICHAEL A. ROBERTO ; ANITA TUCKER.
O artigo científico trata de um caso relacionado a erro médico ocorrido em Mineápolis – st Paul no children’s hospital and clinics porém no contexto, de uma forma geral, é possível reconhecer que tal fato vai muito além do “erro” mas sim uma reflexão a ser percebida e nada diferente do que muitos profissionais da saúde já foram capazes de presenciar em um ambiente hospitalar. O erro médico é um defeito na prestação do serviço de saúde que venha a causar dano no paciente, porém tal erro pode decorrer da atuação de outros profissionais ou até mesmo da administração do hospital.
O texto se baseia inicialmente em um fato real mas durante o desenvolvimento da leitura nos remete a outras questões, uma delas relacionadas a número da taxa de óbitos causados por erros médicos se aproximar do número de óbitos causado por crimes. Intencionalmente o autor discute a respeito de segurança do paciente, criando uma ligação fundamental entre o fato ocorrido, os erros médicos e a segurança do paciente. Envolvendo ações promovidas pelas instituições de saúde para reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde, a segurança do paciente, conta com seis metas visando diminuir danos ao cliente. A meta um prevê a identificação correta dos pacientes, a meta dois uma comunicação efetiva, a meta três melhorar a segurança dos medicamentos de alta vigilância, a meta quatro uma cirurgia segura, a meta cinco redução dos riscos de infecções associadas aos cuidados em saúde e a meta seis prevenção de danos decorrentes de quedas.
O êxito das medidas de segurança do paciente é uma boa instrução a equipo de saúde, por meio de palestras, reuniões, conversas claras e sem julgamento. É preciso discursar um pouco mais sobre as medidas de segurança do paciente e os danos a uma assistência mal prestada, visando melhorar a qualidade do atendimento. Os profissionais da saúde devem ser capazes de confiar na instituição para tratar tais falhas, buscando aprendizagem e responsabilidade ao invés de culpa.
...