Resenha SAE- Capitulo Diagnóstico de Enfermagem
Por: rrankyliezz • 12/10/2020 • Resenha • 660 Palavras (3 Páginas) • 658 Visualizações
UNIVERSIDADE SANTO AMARO
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Raciocínio Clínico e Pensamento Crítico na Enfermagem
Prof.ª Roseli de Lana Moreira
Nome: Renan Felipe Santos RA: 4185528
Turma: 4º Período: Manhã
Resenha do livro SAE (sistematização de assistência em enfermagem), capítulo: Diagnóstico de enfermagem
Antes de tudo o livro em si é destinado para a atividade privativa do enfermeiro com o intuito de facilitar, otimizar e reduzir as complicações durante o tratamento e prestação de atendimento ao paciente.
Para começarmos falar de diagnóstico de enfermagem, primeiramente é preciso diferenciar o diagnóstico médico para o diagnóstico de enfermagem, pois é comum que as pessoas não saibam a diferença entre eles. O diagnóstico médico ele tem o propósito de descobrir a patologia (doença) do paciente a partir dos dados coletados e dos exames laboratoriais, já o diagnóstico de enfermagem ele é estipulado para o cuidado, sempre idealizando o melhor para aquele tipo de problema, seja ele problemas reais ou potenciais, que podem ocorrer durante a prestação do cuidado.
Para que tenhamos um diagnóstico precisamos em primeiro lugar de uma causa, então antes dessa etapa é preciso fazer o levantamento dos problemas que o cliente tem através da anamnese e o exame físico, a partir dos dados levantados o enfermeiro irá estipular alguns diagnósticos.
Quando se trata de diagnostico a Enfermagem "fala" um idioma só, que é a NANDA e para aprender esse idioma é preciso categorizar.
A NANDA surgiu na década de 70 precisamente nos anos de 1973, onde enfermeiros e pesquisadores dos estados unidos perceberam que enfermeiros assistencialista estavam diagnosticando e tratando algo diferente do diagnostico medico, essa fato estimulou a criação de uma taxonomia própria para os diagnósticos de enfermagem, então surgiu a NANDA que em português significa Associação Norte Americana de Diagnóstico de Enfermagem que é usada no mundo inteiro.
A taxonomia é uma forma de classificar ou ordenar coisas em categorias; é um esquema de classificação hierárquica de grupos principais, subgrupos e itens, a taxonomia da NANDA oferece uma maneira de classificar e categorizar áreas de preocupação de um enfermeiro, ela possui 244 diagnósticos de enfermagem, agrupados em 13 domínios e 47 classes e os diagnósticos.
Existe quatro tipos de diagnósticos de enfermagem, sendo eles diagnóstico Reais (ou atuais), Diagnóstico de Risco, Diagnóstico de Promoção da saúde e diagnostico do bem-estar.
- Diagnóstico Real- é um julgamento clínico a respeito de uma resposta humana indesejada a uma condição de saúde/processo da vida que existe em um indivíduo, família, grupo ou comunidade. Exemplo- Débito cardíaco diminuído
- Diagnóstico de risco- Um julgamento clínico a respeito da suscetibilidade de um indivíduo, família, grupo ou comunidade para o desenvolvimento de uma resposta humana indesejável a uma condição de saúde/processo da vida. Exemplo: Risco de lesão por pressão
- Diagnósticos de bem-estar- comportamento de busca de saúde relacionado a autoestima elevada, evidenciando por desejos expresso de buscar um nível mais elevado de bem-estar.
- Diagnóstico de promoção a saúde- O paciente expressa um desejo de aumentar seu bem-estar e alcançar um potencial humano de saúde, essas respostas são expressas por uma disposição para melhorar seu comportamento específico, podendo ser usado em qualquer estado de saúde. Exemplo: disposição para controle da saúde melhorado
CONCLUSÃO
para que o enfermeiro realizar um diagnóstico de maneira exemplar ele deve fazer uma boa anamnese e exame físico, ele deve extrair do paciente dados objetivos através do exame físico e dados subjetivos através da anamnese é importante salientar que o enfermeiro deve ter como base alguma teoria de enfermagem, como por exemplo a teoria ambientalista de Florence, teoria das necessidades humanas básicas de Wanda Horta, teoria da adaptação de Callista Roy, Teoria do Autocuidado de Orem e diversas outras teorias. Então teremos um processo de enfermagem e uma Sistematização de assistência de enfermagem (SAE), todas com base em uma grande teoria de enfermagem,
...