SABER CUIDAR ; PROCEDIMENTO BASIDOS EM ENFERMAGEM
Por: tamara10 • 17/4/2015 • Resenha • 350 Palavras (2 Páginas) • 365 Visualizações
SABER CUIDAR: PROCEDIMENTO BÀSICOS EM ENFERMAGEM O livro da série apontamentos saúde, foi escrito por Ana Pianucci, brasileira, enfermeira e gestora de produtos educacional. Foi lançado em 2003 e publicado pelo editor SENAC. É destaque entre estudantes e técnicos de enfermagem, pois ele auxilia e contribui para o desenvolvimento das habilidades teóricas e práticas dos profissionais da saúde.
O volume apresenta as funções que o profissional da saúde desempenha, orientando os leitores de maneira simples e de fácil compreensão. Para que possamos administra de forma correta os medicamentos, os procedimentos a ser realizado com a segurança necessária, orientar os pacientes quanto ao seu uso, é indispensável termos um pouco de conhecimento sobre farmacologia. Erros de medicação são incidentes associados com os medicamentos ocorridos durante a prescrição, transcrição, distribuição e administração.
Os cincos certos advertem o enfermeiro quanto à administração do medicamento certo, para o paciente certo, com a dose certa, na via certa, e no horário certo. Além disso, quanto à ação medicamentosa pode ser geral ou sistêmica e local, trás orientações de como os medicamentos podem ser administrados e apresenta também as diversas vias a escolher de acordo com fatores clínicos e físicos do cliente, fatores farmacológicos, farmacocinéticos e forma farmacêutica do medicamento.
A via de administração e a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo humano, liberando a quantidade adequada do medicamento para que ocorra o efeito terapêutico desejado, podem se dividir as vias em oral e enteral, tópica, mucosa: nasal, conjuntival, sublingual, retal, vaginal, pulmonar, parenteral: intramuscular, subcutânea, intradérmica, endovenosa.
Por isso tudo contribui para o auxilio e facilidade aos procedimentos do profissional da enfermagem, os medicamentos administrados errados podem afetar os pacientes e suas consequências podem causar prejuízos e danos, por essas causas devemos tratar o paciente com cuidado, paciência, carinho, dedicação, delicadeza, intenção, compreensão, caridade. Pois quando doamos ajuda a alguém e como se doássemos um pouco de nos mesmo.
...