SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA PACIENTE COM MASTITE E ABCESSO EM MAMA: ESTUDO DE CASO
Por: Samuel Marques • 4/11/2018 • Trabalho acadêmico • 6.765 Palavras (28 Páginas) • 546 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVESITÁRIO INTA – UNINTA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
KÁSSIA VALÉRIA DE SOUSA DUARTE
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA PACIENTE COM MASTITE E ABCESSO EM MAMA: ESTUDO DE CASO
SOBRAL - CE
2018
KÁSSIA VALÉRIA DE SOUSA DUARTE
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UMA PACIENTE COM MASTITE E ABCESSO EM MAMA: ESTUDO DE CASO
Estudo de caso apresentado ao Centro Universitário – UNINTA, como requisito parcial para a obtenção de nota do Estágio Supervisionado II, sob a supervisão da Preceptora Karyne Rocha.
SOBRAL – CE
2018
SUMÁRIO[pic 2]
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03
2 OBJETIVOS............................................................................................................05
2.1. Objetivo Geral...........................................................................................05
2.2. Objetivos Específicos................................................................................05
3 REFERENCIAL TEÓRICO......................................................................................06
4 METODOLOGIA.....................................................................................................07
4.1. Tipo de Estudo e abordagem...................................................................07
4.2. Participante da pesquisa.........................................................................07
4.3. Local e Período.........................................................................................07
4.4. Instrumento para coleta de dados............................................................07
4.5. Métodos e Procedimentos........................................................................07
4.6. Aspectos Éticos........................................................................................08
5 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS (SAE)..........................................12
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................15
REFERÊNCIAS..........................................................................................................16
- INTRODUÇÃO
O abcesso é uma bolsa de tecido inflamado preenchido com pus, decorrente de uma infecção, habitualmente bacteriana, onde ela penetra a pele e o sistema imune do corpo tenta combate-la. Caracteriza-se como doloroso, quente e de coloração avermelhada. O abscesso pode ocorrer em qualquer parte do corpo, tanto na epiderme, quanto em órgãos ou tecidos debaixo da epiderme. No entanto, a manifestação da doença é mais frequente em áreas de dobra, como axilas e virilha, por essas áreas serem de grande concentração de gânglios linfáticos. (SOUZA, 2014)
Os abscessos se desenvolvem em qualquer lugar do organismo, seja ele interno ou externo e existem vários tipos que variam de acordo com a região afetada pela doença, entre os mais conhecidos, estão: Abscesso Abdominal, que pode ser causado por um trauma, cirurgia ou infecção na região abdominal; Abcessos intra-abdominais, ocorrem dentro do abdômen e são resultados de uma ruptura ou de uma infecção de um órgão interno; Abscesso anorretal, caracteriza-se pelo o conglomerado de pus no reto e anus, sendo ocasionado por meio de Infecção Sexualmente Transmissível (IST), cujo mais comum é o perianal, que se manifesta como uma ferida inchada perto do ânus; Abscesso peritonsilar, casos de amigdalite podem desencadear o abscesso peritonsilar; Abscesso Pulmonar, causado por infecções nos pulmões, como após um quadro de pneumonia, entre outros. (ESPECIALISTA 24, 2013)
Qualquer pessoa pode adquirir a doença, porém sua ocorrência é de maior frequência em pessoa com a imunidade comprometida transitoriamente, Diabéticos, Obesos, Fumantes, Alcoólatras, Usuários de drogas e Imunodeprimidos. Os sintomas de um abscesso podem variar de acordo com área atingida, contudo, mantêm, independente da região, as seguintes características: dor ao toque, inchaço, calor, rubor, manifestação de um nódulo e edema. A coloração do abscesso pode variar entre rosa escuro e avermelhado em quadros intensos e o paciente pode enfrentar quadros de febre, suor, calafrios e mal-estar geral. Os abscessos podem evoluir durante o tempo quando não são realizados os tratamentos necessários. (SOUZA, 2014)
Geralmente, o abcesso desaparece através da evacuação do conteúdo infeccioso e da lavagem da cavidade para a remoção do pus e tecido necrosado, onde raramente é reabsorvido. Em lesões superficiais, o tratamento pode ser com compressa de água quente. Em lesões graves, devem ser tratadas com drenagem cirúrgica. (MORAES, 2018)
O abcesso mamário caracteriza-se como uma coleção de pús, que pode estar localizada abaixo da pele, através da aréola ou tecido mamário e em estruturas atrás da mama. Pode acontecer na forma aguda, geralmente após a gestação, ou crônica, e, pode ou não estar associado à mastite, que é uma inflamação na região da mama que pode ocorrer por conta do acometimentos dos ductos mamários , principalmente durante a amamentação. Os ductos mamários são canais por onde o leite precisa passar antes de sair pelos mamilos. A mastite é uma inflamação mamária que ocorre com ou sem infecção, a mastite com infecção pode ser lactacional (puerperal) ou não lactacional. A mastite não infecciosa inclui inflamação granuomatosa idiopática e outros quadros clínicos inflamatórios, como por exemplo reação a um corpo estranho. (BEST PRACTICE[a])
...