Semana do Serviço Social
Por: Geraldo Azevedo • 10/6/2017 • Artigo • 507 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Disciplina: Terceiro Setor Sala: 607
Professor (a): Cleiton Daniel
Trabalho
Angela Helena da Silva Azevedo
RA: 915127100
São Paulo
2017
Semana do Serviço Social
Palestra do dia 16-05-2017
No dia 16 foi apresentado História uninove, ambulatório de saúde- AIS: AIS-Vila Maria, AIS-Vergueiro, AIS-Memorial, foi o início das atividades 2010, o atendimento ambulatorial: fisioterapia, nutrição, odontologia, enfermagem, farmácia, serviço social, medicina, residência multiprofissional.
Parcerias: Prestação de serviço assistencial como uma forma de contrapartida em detrimentos do acesso dos graduandos dos diversos cursos ao cenário dos terceiros; Serviço Funerário de São Paulo, Guarda-Civil metropolitano, Igrejas, Casa de apoio a refugiados, creches, etc.
Serviço Social Inicio de Atividades 2015, propostas de atendimentos a comunidades individualizadas, em situação de risco e vulnerabilidade social, atividade e orientação, encaminhamentos e acompanhamentos para serviço de rede socioassistencial, sócio e jurídica, habitacional, educacional, benefícios de previdências e trabalhistas, monitoramento socioeconômicos. A população alva são: famílias, crianças, adolescentes, jovens, mulheres, população em situação de rua, idosos, indígenas, população LGBTT, etc.
Tivemos apresentações com alunos do 7º semestre, que fizeram um trabalho de um ano e meio fazendo as pesquisas em vários lugares, para realizar e terminar o trabalho, foi uma apresentação muito linda e passaram por muitos constrangimentos, foram bem recebidas na USP, o qual receberam elogios, fizeram variedades de gráficos explicando com detalhes todos os indicadores do trabalho. Esta palestra foi muito boa consegui assimilar o quanto passagem difícil.
O assistente social é um trabalho de conquistas, união, determinação, coragem de enfrentar todos os obstáculos que aparecem, resolver da melhor maneira possível usando sempre técnicas, éticas e outros. Também deu para analisar o quanto devemos ir a luta com sabedorias e respeito ao próximo. Foram muitas explicações que analisando e de muitas lutas o assistente social é um trabalho árduo, de conquistas.
Sabemos também que as situações estão se fechando para o assistente, conquistas que tivemos em 1917, agora 2017 nosso próprio governo quer tirar, destruindo com que foi conquistado por duro, deu para sentir que não e=é fácil mas sem luta jamais teremos vitória. Ao meu ponto de vista temos que nos unir para vencer e conquistar todos os objetivos também, fizeram uma pergunta eu quase chorei o que vamos fazer para melhorar este país.
No dia 17-05-2017
Tivemos uma palestra com a professora Sonia e professora Palmira. A primeira onda dos feminismos não é permitida estudar ou trabalhar, as trabalhadoras foram à luta no dia 28 da greve geral, a primeira greve no Brasil foi feita por mulheres. Em 1917 a importância não era a indústria era agricultura, as mulheres sofriam assedio, estupros do capataz. A greve começou em uma fábrica e se estendeu, a medida que a produção ia crescendo os patrões almejava o trabalho. Depois de conquistar a lei no Getúlio Varga, a trabalhadora domestica só conseguiu uma jornada de trabalho, 7 milhões de pessoas não tinham seus direitos de trabalho. Tem um processo muito grande, período as lutas vão ser muito intenso, 1960 lutas pelos negros, 1970 a ditadura militar em todo pais, as lutas das mulheres do movimento negro, a luta contra a ditadura.
...