Teoria Betty Neuman
Por: André Miranda • 4/3/2019 • Trabalho acadêmico • 1.395 Palavras (6 Páginas) • 1.314 Visualizações
ESCOLA DE SAÚDE UNYLEYA
ENFERMAGEM - INTRODUÇÃO A ENFERMAGEM
TEORIA DE BETTY NEUMAN
Modelo de Sistema
BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL
2018
ESCOLA DE SAÚDE UNYLEYA
ENFERMAGEM - INTRODUÇÃO A ENFERMAGEM
TEORIA DE BETTY NEUMAN
Modelo de Sistema
Trabalho abordando um pouco da vida de Betty Neuman e sua teoria do Modelos de Sistema, utilizado na enfermagem nos dias atuais.
BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL
2018
ÍNDICE
Introdução ..........................................................................................................pag. 04
Objetivos ............................................................................................................pag. 05
Betty Neuman ....................................................................................................pag. 06
Fontes teóricas ...................................................................................................pag. 06
Modelo do Sistema .............................................................................................pag. 08
Intervenção do profissional .................................................................................pag. 08
Conclusão ..........................................................................................................pag. 09
Referências bibliográficas ..................................................................................pag. 10
Anexos – Conceitos ............................................................................................pag. 11
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos abordar as teorias de Betty Neumann, nascida em 1924, em Ohio. Perdeu o pai após longo período internado no hospital, quando ela tinha 11 anos. Neumann observando o trabalho das enfermeiras, acabou optando por seguir essa profissão no futuro.
Neumann torna-se pioneira da enfermagem ao tornar a profissão abrangente à saúde mental, tendo desenvolvido também um programa de saúde mental comunitária para enfermeiras ao nível do pós mestrado.
O Modelo de Sistema idealizado por ela, foi incorporada na enfermagem. Abordando os pacientes como parte de um sistema.
OBJETIVO
Trabalho do seminário de apresentação da matéria Introdução a Enfermagem, Técnicas e Procedimentos do professor Alisson Paschoal Câmara Torquato. Será trabalhado o Modelo de Sistema, idealizado por Betty Neuman.
BETTY NEUMAN
Pobre e com poucos recursos, trabalhou como técnica em recuperação de instrumentos aeronáuticos e como cozinheira, economizando recursos para sobreviver e estudar posteriormente.
Por meio do Programa do Corpo de Cadetes Enfermeiros, antecipou seu ingresso na vida acadêmica. Formou-se em 1947 na Peoples Hospital School of Nursing e muda-se para Los Angeles, desenvolvendo mestrado em Saúde em 1966. Em 1985 tornou-se PHD em Psicologia Clínica.
Atuou em diversas funções como enfermeira em instituições hospitalares e ambientes comunitários, tais como a prestação direta de cuidados e como enfermeira chefe, escolar e do trabalho. Envolve-se no ensino clínico em diversas áreas como a médico cirúrgica, a doença transmissível e os cuidados intensivos. Em 1967, após o mestrado, assumiu uma cadeira no programa onde havia se formado. Retornou em 1973 para sua cidade natal para prosseguir com estudos de sua Teoria de Enfermagem.
É pioneira da enfermagem ao tornar a profissão abrangente à saúde mental. Desenvolveu um programa de saúde mental comunitária para enfermeiras ao nível do pós mestrado.
FONTES TEORICAS
Com base na teoria geral dos sistemas e reflete a natureza dos organismos como sistema aberto na inter-relação entre eles e o meio ambiente.
Aproveita-se dos elementos da teoria da Gestalt que descrevem a homeostase como um processo a partir do qual os organismos mantem o equilíbrio e, em consequência, a saúde, quando as condições variam.
O modelo é baseado também no Filosofia de Charldin e Marx que aponta que as propriedades das partes dependem, em certa medida, dos conjuntos maiores nos sistemas organizados dinamicamente.
Neuman utilizou a definição de Selye, que consiste na resposta não específica do corpo a qualquer demanda que é feita. Portanto, a essência do estresse é a demanda não-específica de atividade.
Adaptou a enfermagem ao conceito de níveis de prevenção do modelo conceitual de Caplan (1964) e relaciona esses níveis de prevenção com a enfermagem (prevenção primária, secundária e terciária).
MODELO DE SISTEMA
Em 1970, criou o Modelo de Sistema, como resposta a solicitação de estudantes da Universidade da Califórnia. Requisitado que fosse criado um curso proporcionando visão geral dos aspectos fisiológicos, psicológicos, socioculturais e desenvolvimento dos seres humanos. Inicialmente foi criado para integrar a compreensão dos alunos sobre elementos em interação, considerando tanto um conceito filosófico quanto biológico, incluindo os relacionamentos que surgem da totalidade, da liberdade dinâmica e da criatividade, à medida que o sistema responde aos estressores dos ambientes externos e internos. Publicou este trabalho em 1972.
O modelo de Neuman é uma abordagem de sistemas dinâmica e aberta o cuidar do cliente que permite uma maior compreensão com cliente em interação com ao ambiente. Enquanto sistema, o cliente pode ser considerado como pessoa, família, grupo, comunidade ou assunto.
O modelo tem apresenta forte influência de sua experiência pessoal e profissional, dentro da filosofia de ajudar cada um a viver. Ela considera a enfermagem como um sistema porque a sua prática contém elementos em interação, exemplo no quadro.
...