Vigilancia sanitaria
Por: Ander Felipe • 23/9/2015 • Monografia • 522 Palavras (3 Páginas) • 424 Visualizações
MARCADA PELO LUCRO INICIOU SE NA PRIMEIRA METADO DO SECULO 20 A PREVIDENCIA SOCIAL QUE OFERECIA ASSITENCIA MEDICA AOS TRABALHADORES BRASILEIROS.
EM 1966 HOUVE A CRIAÇÃO DE VARIOS INSTITUTOS QUE RESULTARAM NA CRIAÇÃO DO INPS E MAIS TARDE A INAMPS.
A PREVIDENCIA TORNOU SE A MAIOR COMPRADORA DE ASSISTENCIA MEDICA PRIVADA O QUE POSSIBILITOU O CRESCIMENTO E A EXPANSAO DO SETOR PRIVADO DE SAUDE NO BRASIL .
NAQUELA EPOCA APENAS OS TRABALHADORE COM CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA TINHAM DIREITO Á ASSISTENCIA MEDICA . ENQUANTO QUE O RESTANTE DA POPULAÇÃO FICAVA EXCLUIDA GERANDO A DESIGUALDADE SOCIAL.
FAZENDO COM QUE A COMPREENÇÃO QUE PASSOU A VIGORAR ERA DE QUE A SAUDE ERA SINONIMO DE ASSITENCIA MEDICA EXCLUSIVAMENTE .
E OS COMPONENTES DA PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DA SAUDE ATÉ MESMO OS RELACIONADOS AOS OBJETIVOS DAS PRATICAS DE VIGILANCIA SANITARIA ACABARAM FICANDO EM SEGUNDO PLANO.
ATÉ QUE NOS ANOS 80 A REFORMA SANITARIA GANHOU FORÇA E AS COISAS COMEÇARAM A MUDAR.
E UM NOVO CONCEITO DE SAUDE COM QUALIDADE DE VIDA FOI ADQUIRIDO., A REFORMA SANITARIA MOSTRA QUE A SAUDE VEM DE OFERTAS MULTIPLAS, POLITICAS E SOCIAIS QUE GARANTEM A MORADIA, O EMPREGO, A ALIMENTAÇÃO, A EDUCAÇÃO E O SANEAMENTO BASICO E A QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE.
A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E AS LEIS ORGANICAS DE SAUDE, LEI FEDERAL 8.080 E LEI 8.142 INCORPORAM AS RECOMENDAÇÕES E REIVIDICAÇÕES DO MOVIMENTO DA REFORMA SANITARIA.SENDO ASSIM A SAUDE PASSA A SER UM DIREITO DO SISTEMA DE SEGURIDADE SOCIAL.
O SISTEMA UNICO DE SAUDE, DEFINIDO PELAS CONSTITUIÇÕES ABARCA OS PRINCIPIOS QUE MOSNTRAM UM SISTEMA UNIVERSAL E DESCENTRALIZADO EFICIENTE E COM PARTICIPAÇÃO SOCIAL DIFERENTE DA PREVIDENCIA SOCIAL QUE SO ATENDIA OS TRABALHADORES DE CARTEIRA ASSINADA DEIXANDO AS PESSOAS DESEMPREGADAS SEM AMPARO ADEQUADO.
O SUS REPRESENTA A CONQUISTA DA SOCIEDADE E A INTEGRIDADE TRAZ O DESAFIO DE RESPONSABILIDADE PELA ASSISTENCIA NA RECUPERAÇÃO, PROMOÇÃO E PROTEÇÃO Á SAUDE.
SAUDE
PODEMOS DEFINIR SAUDE COMO UM DIREITO DE TODOS, POREM PODE SER ROMPIDO PELA DESIGUALDADE DO ACESSO Á ASSISTENCIA .
EXISTE ALGUMAS CARACTERISTICAS da assistência à saúde na década de 70 COMO POR EXEMPLO SOMENTE OS CONTRIBUINTES DO INPS TINHAM ASSISTENCIA Á SAUDE E NÃO ERA UM DIREITO DE TODOS, ASSISTÊNCIA PREDOMINANTE CURATIVA , EXISTIA POUCA VALORIZAÇÃO DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO.O HOSPITAL ERA VISTO COMO O PRINCIPAL EQUIPAMENTO DE SAUDE QUE NÃO ERA CONSIDERO A IMPORTANCIA DE REDE BASICA ONDE ERA CAPAZ DE ASSIRTIR TODAS AS NECESSIDADES DAS PESSOAS DA COMUNIDADE.
POR OUTRO LADO EXISTE OS PRINCIPIOS E DIRETRIZES DO SUS ONDE TODOS SÃO ASSISTIDOS EM TODOS OS NIVEIS DE ASSISTÊNCIA, A INTEGRIDADE DA ASSISTENCIA SEJA ENTENDIDA COMO UM CONJUNTO ARTICULADO E CONTINUO DE AÇÕES PREVENTIVOS E CURATIVOS INDIVIDUAIS E COLETIVO EXIGIDOS PARA CADA CASO NOS NIVEIS DE COMPLEXIDADE DO SISTEMA, IGUALDADE Á SAUDE SEM NENHUM PRECONCEITO OU PREVILEGIO DE QUALQUER ESPECIE, O DIREITO Á INFORMAÇÃO SOBRE SUA SAUDE, UTILIZAÇÃO DA EPIDEMIOLOGIA PARA O ESTABELECIMENTO DE PRIORIDADES, A ALOCAÇÃO DE RECURSOS E A ORIENTAÇÃO PROGRAMATICA, COM O SUS A COMUNIDADE TAMBEM TEVE SUA PARTICIPAÇÃO ELEVADA E TAMBEM Á INTEGRAÇÃO EM NIVEL EXECUTIVO DE AÇÕES DE SAUDE MEIO AMBIENTE E SANEAMENTO BASICO TUDO PARA QUE A PROMOÇÃO DA SAUDE SEJA CADA VEZ MAIS PRESENTE NA VIDA DA COMUNIDADE.
...