A MICROANATOMIA MORFOFUNCIONAL DA PELE HUMANA
Por: Micheli Rossignolo • 5/11/2020 • Tese • 1.260 Palavras (6 Páginas) • 217 Visualizações
Micheli Taiz Ferreira Rossignolo
MICROANATOMIA MORFOFUNCIONAL DA PELE HUMANA.
CAMPO GRANDE (MS)
2020
MICHELI TAIZ FERREIRA ROSSIGNOLO
MICROANATOMIA MORFOFUNCIONAL DA PELE HUMANA.
Atividade Avaliativa apresentada à FACULDADE NOVOESTE, como registro parcial à reposição de aula para efeitos de obtenção de nota na disciplina e/ou módulo ANATOMIA FUNCIONAL DA PELE, do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em: FARMÁCIA ESTETICA.
CAMPO GRANDE (MS)
2020
RESUMO
Palavras-chave: Pele, anatomia, histologia.
Introdução
A pele em anatomia é o órgão que faz parte do sistema tegumentar, com cabelo e os pelos, glândulas sudoríparas, unhas e as sebáceas, sua função primordial é proteger e defender os tecidos subjacentes, termorregulação, estoque de nutrientes e controle das terminações nervosas sensitivas. Protege de doenças, não sendo ela 100% eficaz, pois pode haver entrada de larvas, esquistossomos e do ancilóstomo.
A pele reveste todo o corpo, sendo ela o maior órgão e com mais peso compondo 16% de peso corporal no corpo humano. Sua composição é de pele juntamente com a hipoderme.
A pele é praticamente parecida em todas as etnias em pessoas que tem a cor de pele mais escuras os melanócitos tem uma producao maior na quantidade de melanina do que em peles claras, contudo a quantidade é semelhante.
A pele é dividida em duas camadas sendo elas, epiderme e derme.
A profundidade da epiderme varia de acordo com a região do corpo. Nas regioes onde ha mais conflito como os pés e as palmas das mãos encontra uma camada mais grossa (que é conhecidapor pele glabra pois nao ha pelos), tem uma variacao de 0,04mm até 1,6mm de espessura.
A epiderme constitui-se por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. A principal célula o queratinócito é resposavel pela produção de queratina uma proteína resistente e impermeável responsável pela proteção. Os ninhos de melanócitos sao responsaveis pela produção de melanina, um pigmento de cor castanho que tema a responsabilidade de captar e absorver os raios UV, e as células imunitárias, sendo a principal as células de Langerhans, sao celulas grandes onde há um alongamento membranar.
A epiderme não contém vasos sanguíneos, caso houvesse estaria sujeita a penetração de microorganismos. O processo de difusão dos vasos sanguineos da derme faz com que chegue os nutrientes e oxigénio à epiderme.
A epiderme tem inumeras camadas. Onde há multiplicação celular chama-se camada basal. As outras têm constituição de células visto que com maior diferenciação que no crescimento basal, ficam-se mais periféricas, sendo assim descama-se até cair (tendo uma importante origem no pó que se acumula em locais em que vivem seres humanos e seres vivos).
Camada basal: tem maior profundidade, esta em contato com derme, sua constituição é por células cúbicas com pouca diferenciação e dividem-se regularmente, sendo assim originam-se outras camadas. Com uma quantidade pequena de queratina. Quando alguma das células faz a diferenciacao atravessam para camadas superficiais, as outras permanecem na camada basal e dividem-se.
Camada espinhosa: células cúbicas ou em formato achatado que tem uma quantidade maior de queratina do que as basais. Iniciam formando junções de celulas, assim como os desmossomas e tight junctions (por isso tem aspecto espinhos).
- Camada granulosa: células achatadas, que contém grânulos e são percursoras de queratina.
- Camada lúcida: células achatadas que desobstruem enzimas que digerem. Grande parte esta morta encontra-se anucleado. Está presente na pele glabra
- Camada córnea: células achatadas eosinófilas nao contém nucleo, células mortas, possui alta quantidade de filamentos, especialmente queratina.
- A união entre a epiderme e a derme leva o nome de dermo-epidérmica, a epiderme encontra-se em direção a derme, formando cristas epidérmicas que elevam a superfície de contato entre as camadas, sua atribuição é facilitar a nutrição atraves dos vasos sanguíneos da derme. Nesta camada tambem encontra-se estruturas procedente da epiderme como as glândulas sebáceas as sudoríparas eos pelos faz-se presentes.
Órgãos anexos da epiderme
- Folículo piloso: responsável pela formação de uma estrutura maciça que contem queratina, o pelo, que sua produção se da por meio de células especializadas na raiz, onde constitui-se o bulbo piloso. Possui músculo liso eretor e terminações nervosas sensitivas relacionadas.
Derme
A derme é um tecido conjuntivo responsável por sustentar a epiderme. Constitui-se por elementos fibrilares, como a elastina e o colágeno e demais elementos da matriz extracelular, como glicosaminoglicanos, íons, água de solvatação e proteínas estruturais. Os fibroblastos são células comprometidas com a produção dos componentes da matriz extracelular.
A derme subdividi-se em duas camadas: a camada papilar que em contato com a epiderme, feita por tecido conjuntivo frouxo, e a camada reticular, formada de tecido conjuntivo denso não modelado, onde as fibras de colageno predominam-se. Localizam-se na derme os vasos responsaveis por nutrir a epiderme os vasos linfáticos do mesmo modo órgãos sensoriais e os nervos correlacionam-se.
Incluem-se diversos tipos de sensores:
- Corpúsculo de Vater-Pacini, sensores responsáveis por adaptação ligeira, detecção de vibrações nas faixas de 30 - 800Hz.
- Corpúsculo de Meissner com atribuição de detectar pressões com frequência desigual. Detectam-se as vibrações entre 3 - 8Hz.
- Corpúsculo de Krause, sensibilidade ao frio na região de pele glabra.
- Órgão de Ruffini, sensibilidade ao calor.
- Célula de Merckel, sensibilidade a pressão e tato.
- Folículo piloso, suas terminações nervosas esta relacionadas.
- Terminação nervosa livre, sensível à dor e temperatura com dendritos livres.
A hipoderme, nao é integrante da pele. Constituem-se de tecido adiposo que faz proteção contra o frio.
É um tecido conjuntivo frouxo ( preenche os espacos que outros tecidos nao ocupam) ou adiposo (responsavel pelo armazenamenro de gorduras) que conectam-se com derme e com fáscia muscular a camada de tecido adiposo tem uma variação entre as pessoas e a localização da mesma.
Funções: reserva energética; isolamento térmico; modelação de superfícies corporais; absorvem-se os choques e fixa os órgãos.
...