A PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
Por: Isadora Sá • 15/2/2022 • Trabalho acadêmico • 1.188 Palavras (5 Páginas) • 110 Visualizações
[pic 1] | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS | [pic 2] |
Professor(a): Alessandra Azevedo do Nascimento - DISCIPLINA: Farmacodinâmica
Exercício de Fixação de Conteúdo: Farmacologia do Sistema Respiratório
Isadora Andrade de Sá
- Quais fatores são capazes de desencadear um processo asmático e como esta doença se caracteriza do ponto de vista imunopatológico?
Podem ser alergenos, irritantes ambientais, exercício, ar frio e indecções. Na asma, embora a maioria dos sintomas primários sejam devidos a broncocontrição, a causa subjacente consiste na inflamação alérgica das vias respiratórias. Isso desencadeia a formação de edema, inflitração de células inflamátorias, hiperplasia das células caliciformaes, aumento de secreção de muco e fibrose subepitelial.
- Quais as classes de fármacos utilizados para tratar a asma e qual a finalidade terapêutica de cada classe?
São utilizados fármacos broncodilatadores, que revertem o broncoespasmo da fase imediata e anti-inflamátorios, que inibem ou previnem os comoponentes inflamátorios de ambas as fases.
- Indique o esquema terapêutico para cada situação listada abaixo:
- Asma leve.
Broncodilatador de curta duração
- Quando apresenta dispnéia mais de uma vez por dia.
Acrescentar um corticóide inalatório regular
- Asma sem controle mesmo com uso de corticosteróide inalatório.
Acrescentar broncodilatador de longa duração; pode usar teofilinas e antagonistas de leucotrienos (montelucastes) – também tem efeito poupador de corticosteróice; aumentar a dose do corticosteróde inalatório até o máximo recomendado
- Asma sem controle.
Pode acrescentar um corticóide oral regular.
- Qual o papel dos broncodilatadores no tratamento da asma?
O papel dos broncodilatadores causam o relaxamento do músculo liso brônquico, revertendo o broncoespamo da fase imediata.
- Que fármacos podem ser utilizados como broncodilatadores no tratamento de doenças pulmonares? Descreva o mecanismo de ação farmacológica para cada classe.
Agonistas β-Adrenérgicos:
- A droga atua sobre o receptores ligado à proteína G, que ativa a adenilciclase (ATP → AMPC). Estimulam os receptores β1 e/ou β2 –adrenérgicos; os receptores β2 ocorrem na maioria das artérias, pulmões e músculo uterino, estão relacionados a broncodilatação e vasodilatação.
Antimuscarínicos:
- Os antaganoistas muscarínicos usados no tratamento asmatico são os brometos de ipratrópio. Eles atuam inibindo os receptores M1 e M3, sem agir sobre o M2.
Metilxantinas:
- As xantinas causam inibição da fosfodiesterese, aumentando a quantidade de AMPc. Isso aumentará a contrabilidade do diafragma que melhora a respitação. Os medicamentos usados são a teofilina e aminofilina.
Antagonistas dos leucotrienos:
- Atuam sobre os recpetores cisteinil-leucotrienos - CysLT1. Isso acontece por antagonizarem competitivamente a cisteinil-leucotrienos. Os medicamnetos utilizados são Montelucaste e Zafirlucaste.
- Cite dois exemplos de agonistas β2-adrenérgicos de curta e longa duração, o tempo médio de duração de efeito de cada classe, a via de administração utilizada e as condições em que cada uso é indicado.
Longa duração:
- Salmeterol: o efeito broncodilatador dura aproximadamente 12 horas, sendo a via de administraçao usada a inalatória. São fármacos que, associados à terapia de manutenção com corticosteróides inalatórios, atuam para o melhor controle dos sintomas.
- Formoterol: possui efeito de aproximidamente 12 horas, sendo mais utilizada a via inalatória. O início de ação do formoterol é rápido, semelhante ao dos b2 de curta duração (um minuto), sendo indicado para o controle da asma e pode ser usado como droga de resgate.
Curta duração:
- Salbutamol: o efeito dura aproximadamente de 4 a 6 horas, sendo mais administrado por via inalatória. Os broncodilatadores b2-agonistas de curta ação são as medicações de escolha para o alívio dos sintomas da asma.
- Terbutalina: : o efeito dura aproximadamente de 4 a 6 horas, sendo mais administrado por via inalatória. Os broncodilatadores b2-agonistas de curta ação são as medicações de escolha para o alívio dos sintomas da asma.
- Quais os principais efeitos indesejáveis dos agonistas β2-adrenérgicos? Explique o por que do surgimento de tais efeitos.
Os efeitos estão relacionados à dose administrada que são causadas por ação em receptores extrapulmonares, sendo comuns nas administrações oral e parenteral, mas incomuns na inalatória.
- Em relação as metilxantinas responda:
- Quais as metilxantinas farmacologicamente ativas?
Teofilina
- Qual o principal fármaco terapêutico desta classe?
Teofilina
- Que mecanismo de ação boncodilatadora é atribuído a estes fármacos?
Promovem inibição das fosfodiesterases que hidrolisam AMPc e GMPc.
...