AGENTE ETIOLOGICO : ENTEROBIUS VERMICULARES
Por: tamigomes • 3/5/2017 • Resenha • 556 Palavras (3 Páginas) • 1.104 Visualizações
ENTEROBIOSE OU OXIRIUSE
AGENTE ETIOLOGICO : ENTEROBIUS VERMICULARES
MACHOS E FEMEAS VIVEM NO CECO E APENDICE . FEMEAS REPLETAS DE OVOS (5 A 16 MIL OVOS)ENCONTRADAS NA REGIAO PERIANAL .
CICLO: INGESTÃO DE OVOS COM EMBRIÃO PELA PESSOA->LARVAS ECLODEM NO INTESTINO DELGADO->ADULTOS NO LUMEN DO CECO->FEMEAS PRENHAS MIGRAM PARA A REGIAO PERIANAL A NOITE,BOTANDO OS OVOS->OVOS NAS PREGAS PERIANAIS,LARVAS NOS OVOS MATURAM EM 4 A 6 HORAS(ESTAGIO DE DIAGNOSTICO)
TRANSMISSAO: HETEROINFECÇÃO- OS OVOS PRESENTES NA POEIRA OU ALIMENTOS ATINGEM UM NOVO HOSPEDEIRO.INDIRETA- OOS OVOS PRESENTES NA POEIRA OU ALIMENTOS ATINGEM O MESMO HOSPEDEIRO. AUTOINFECÇÃO EXTERNA- DO ANUS PARA A CAVIDADE ORAL,POR MEIO DOS DEDOS. AUTOINFECÇÃO INTERNA- PROCESSO RARO NO QUAL AS LARVAS ECLODEM AINDA DENTRO DO RETO E DEPOIS MIGRAM ATÉ O CECO, TRANSFORMANDO-SE EM VERMES ADULTOS. RETROINFECÇÃO- MIGRAÇÃO DAS LARVAS DA REGIÃO DA REGIÃO ANAL PARA AS REGIÕES SUPERIORES DO INTESTINO GROSSO, CHEGANDO ATÉ O CECO ONDE SE TORNAM ADULTOS.
PATOGENIA: PRURIDO ANAL , INFECÇÃO BACTERIANA SECUNDÁRIA,PERDA DE SONO, NERVOSISMO, EROTISMO E MASTURBAÇÃO PRINCIPALMENTE EM MENINAS, A PRESENÇA DE VERMES NOS ORGAOS GENITAS FEMININOS PODE LEVAR A VAGINITE,METRITE,SALPINGITE E OVARITE.
DIAGNOSTICO LABORATORIAL:O MAIS INDICADO FITA GOMADA CUJA COLHEITA É FEITA NA REGIAOANAL SEGUIDA DE LEITURA EM MICROSCOPIO.
TRATAMENTO: PAMOATO DE PIRANTEL, ALBENDAZOL(MAIS INDICADO) IVERMECTINA.
TRICURIASE
AGENTE ETIOLOGICO: TRICHURIS TRICHIURA
PRINCIPAL HOSPEDEIRO : HUMANOS
VIVEM NO CÓLON ASCENDENTE,DESCENDENTE,CECO E RETO. PARASITO TISSULAR(TECIDUAL) SE ALIMENTA DE SANGUE E BOLO FECAL. TEMPO DE VIDA DO VERME 3 MESES A 4 ANOS . A FEMEA FECUNDADA ELIMINA DE 3 A 20 MIL OVOS POR DIA SUGERINDO UMA REPOSIÇÃO DIARIA DE 5% A 30%DOS CERCA DE 60 MIL OVOS ENCONTRADOS NO UTERO.
CICLO: INGESTAO DE ALIMENTOS CONTAMINADOS COM ESTES OVOS -> AO CHEGAR AO INTESTINO AS LARVAS SAEM DOS OVOS E PENETRAM NA MUCOSA DO INTESTINO ONDE SE DESENVOLVE.
TRANSMISSÃO: HETEROINFECÇÃO- INDIRETA-AUTOINFECÇÃO EXTERNA OU DIRETA- AUTOINFECÇÃO INTERNA- RETROINFECÇÃO.
PATOGENIA: ANEMIA, DIARREIA,ENJOOS,VOMITOS E PROLAPSO RETAL.
DIAGNOSTICO LABORATORIAL: KATO KATZ - CONCENTRA OS OVOS ATRAVES DE FILTRAÇÃO EM TELA METALICA OU DE NAILON, QUE RETEM OS DETRITOS MAIORES E PERMITE A PASSAGEM DOS DETRITOS MENORES E OVOS,OCORRENDO A CONCENTRAÇÃO DESTES ULTIMOS NA AMOSTRA FECAL . A VIZUALIZAÇÃO É FACILITADA PELO EMPREGO DE UMA SOLUÇÃO VERDE MALAQUITA ,SEGUIDO DE LEITURA MICROSCOPICA PARA CONTAGEM DOS OVOS.
TRATAMENTO : MEBENDAZOL 100MG 2X AO DIA POR 3 DIAS CONSECUTIVOS . ALBENDAZOL 400 MG EM DOSE ÚNICA.
FILARIOSE LINFATICA
ORDEM SPIRURIDA : Wuchereria bancrofti (Cobbold, 1877)Onchocerca volvulus (Leuckart, 1893)Mansonella ozzardi (Manson, 1897)
VETOR: CULEX QUINQUEFASCITUS (MOSQUITO PALHA).
OBS: MELHOR HORARIO DE COLETA DO SANGUE PARA EXAME É A NOITE DE PREFERENCIA APARTIR DE 22 HORAS.
CICLO : INSETO SUGA SANGUE COM LARVAS-> LARVAS PERFURAM PAREDE DO ESTOMAGO -> NADAM NA HEMOLINFA-> CAVIDADE GERAL DO INSETO -> ALOJA SE NO LABIO DO MOSQUITO ->AO SUGAR O SANGUE INTRODUZ AS LARVAS ->HOMEM
TRANSMISSÃO : ATRAVES DO MOSQUITO PALHA.
...