ATPS de Farmácia Hospitalar
Por: lucasbarbosa1975 • 24/10/2015 • Trabalho acadêmico • 918 Palavras (4 Páginas) • 322 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO Campus Osasco – Curso Farmácia - Matutino
ATPS DE FARMÁCIA HOSPITALAR
AMBIENTE HOSPITALAR
Osasco, 2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO Campus Osasco – Curso Farmácia - Matutino
ATPS DE FARMÁCIA HOSPITALAR
Trabalho apresentado como parte dos requisitos para aprovação na disciplina de Farmácia Hospitalar, sob a orientação do professor Francisco.
Osasco, 2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. ETAPA 1 5
2.1. PASSO 1 5
3. PASSO 2 5
4. ETAPA 2 6
4.1. PASSO 2 6
5. REFERÊNCIAS 7
1. INTRODUÇÃO
Os serviços de farmácia devem implantar procedimentos que contribuam para a máxima eficácia da ação terapêutica, integradas com as atividades de seus profissionais, para perseguir
os meios de pronto restabelecimento da saúde dos pacientes internados. A farmácia também deve estar capacitada para oferecer informações técnicas e farmacológicas aos seus usuários e clientes (pacientes, familiares, equipe de saúde, vigilância sanitária, fornecedores). Nos planos de assistência farmacêutica, os elementos essenciais são as definições dos protocolos farmacoterapêuticos, dos planos de monitoramento e do compromisso com a melhoria do paciente. Para a configuração deste plano, é necessário o gerenciamento dos efeitos da terapia e a revisão dos protocolos, como também o registro das mudanças na condição do paciente, a documentação dos resultados e a assunção da responsabilidade pelos efeitos terapêuticos.
Aplicação de conhecimento administrativo aliado ao conhecimento técnico, os hospitais buscam farmacêuticos com conhecimentos e formação administrativa/ gerencial.
Interpretar os objetivos propostos pela empresa e transforma-los em ação empresarial.
Unidade clinica de assistência técnica e administrativa, dirigida por farmacêutico, integrada funcional e hierarquicamente às atividades hospitalares.
2. ETAPA 1 - Aula-tema: Ambiente Hospitalar. Estrutura Organizacional e Funcional do Serviço de Hospitalar.
2.1. PASSO 1
Em grupo, planejar os aspectos técnicos de localização da Farmácia Central Hospitalar.
Hospital de grande porte, 170 leitos, 5 andares, Hospital geral, Hospital vertical.
Farmácia satélite e ambulatorial: Próxima aos setores de atendimento, área de circulação do corpo clínico, facilidade de acesso externo e interno.
Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF): Próxima ao setor de carga e descarga da instituição e de fácil acesso às unidades de farmácia (farmácia satélite e ambulatorial)
Elaborar em esquema contendo a estrutura organizacional e funcional de todos os setores da Farmácia Hospitalar.
●Direção: Farmacêutico
●Logística: Aquisição, recepção, armazenamento, distribuição, dispensação, controle.
●Serviços especializados: Farmacotécnica, nutrição parenteral, quimioterapia.
●Serviços clínicos: Farmácia clínica, farmacovigilância, tecnovigilância, atenção farmacêutica.
3. PASSO 2
Apontar as competências do Profissional Farmacêutico na Farmácia Hospitalar
Administrativas: Organizar e controlar as atividades técnico-administrativas do serviço, manter atualização das informações, da documentação e seu arquivamento, confeccionar e manter atualização do memento terapêutico, do manual de normas e procedimentos operacionais e do manual de interações medicamentosas, coordenar escala de férias, licenças e plantões dos funcionários em exercício no serviço, bem como recomendar medidas disciplinares, cumprir e fazer cumprir as ordens de acordo com a escala hierárquica, assim como as normas e diretrizes técnicas e administrativas, avaliar o desempenho funcional de seus subordinados.
...