Diuréticos Para que Serve e Possíveis reações?
Por: marianacamposh • 29/8/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 2.093 Palavras (9 Páginas) • 188 Visualizações
SUMARIO.
Oque é?
Aonde age?
Para que serve e Possíveis reações?
Quais vias de administração?
5 Antibióticos
O QUE SÃO OS DIURETICOS?
Diuréticos são fármacos que atuam no rim aumentando o volume e o grau do fluxo urinário. Também promovem eliminações de eletrólitos como sódio e o potássio, sendo usado no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardíaca ou cirrose hepática, pois a perda de sódio provoca a redução de liquido extracelular.
Existem vários tipos de diuréticos disponíveis como: tiazidicos, de alça, poupadores de potássio, osmóticos ou inibidores da anidrase carbônica. Com diferentes tipos de ação e que atuam em diferentes regiões do rim que devem ser prescritos consoantes ao problema a tratar.
TIPOS DE DIURETICOS:
DiuréticoTiazidico: Este tem como mecanismo de Higrotoninibição de sódio aumentando a excreção de cloreto de potássio e magnésio que consequentemente leva a eliminação de água. Esse tem uma potencia moderada.
São indicados para reduzir a pressão arterial, doenças cardíacas, cirrose hepática, e doenças renais.
Efeitos colaterais: vertigem, dores de cabeça, fraqueza, vômitos, diarreia, prisão de ventre...
Nomes genérico-comerciais: Indapamida (Natrilix, Indapen, Flux) Hidroclorotiazida (Diurix, Hidromed) Clorotalidona (Higroton).
De Alça: Atuam na inibição de sódio levando a redução tubular de água ajudando também no fluxo sanguíneo, causando a vasodilatação e redução da resistência vascular renal. Tem um efeito diurético potente com ação rápida e de curta duração.
São indicados para controles de edemas pulmonares agudos, insuficiência renal aguda, hipertensão arterial.
Efeitos colaterais: distúrbios eletrolíticos, desidratação, hipovolemia, aumento de creatinina, crises de gotas e aumento do volume urinário.
Nomes genérico-comerciais: Furosemida (Lasix, Neosemid).
Diurético poupadores de potássio: Esse remédio inibe a excreção de potássio no túbulo contornado distal e no tubo coletor podendo exercer ou não ação antagonista da aldosterona. Atua principalmente no local da troa de íons, sódio, e potássio dependente da aldosterona levando o aumento da quantidade de sódio e água a serem excretados enquanto o potássio é retido. Esse diurético tem uma ação fraca e por isso raramente se utilizam isoladamente em tratamentos.
Efeitos colaterais: pode causar expansão do volume extracelular, desidratação e hipernatremia.
Nome genéricos comerciais: Amirolida (se encontra associadas a outras substancias ativas) Espirolactona (Aldactone, Diacqua).
Diuréticos osmóticos: Esse medicamento eleva a osmolaridade do filtrado glomerular, que induz o movimento de água intracelular para um espaço extracelular e vascular, induzindo uma diurese acentuada, diminuindo consequentemente a pressão e o edema intracraniano e a pressão intraocular elevada.
São indicados para o tratamento de edema cerebral, glaucoma agudo, insuficiência renal aguda e na preparação oftalmológica.
Efeitos colaterais: náusea, dores de cabeça, tontura, tremores, febres, aumento dos batimentos cardíacos, dor no peito, hipernatremia, desidratação...
Nomes genéricos comerciais: Manitol a 20%
Diurético inibidor da anidrase carbônica:Esse medicamento inibe a enzima que catalisa uma reação química que envolve a hidratação do dióxido de carbono e a desidratação do acido carbônico. O que leva alcalinização da urina, promovendo a diurese.
São indicados para o tratamento do glaucoma, da alcalinização urinaria, alcalose metabólica e doença aguda da montanha.
Efeitos colaterais: expansão do volume líquido extracelular, hiponatremia, dor de cabeça, sonolência, náusea, vômito e desidratação.
Nome genérico-comercial: Acetazolamida (Diamox).
Observação: Uso indevidos de diuréticos pode causar malefícios à saúde. Pessoas fazem o uso desses fármacos no intuito de emagrecerem, pelo fato da eliminação de líquidos na urina. Más como relatados em suas bulas esses medicamentos tem usos específicos e concentrados para tais tratamentos receitados pelo medico.
O uso excessivo desses medicamentos pode vir causar danos à saúde pelo fato de ter aumentar a urina o organismo acaba expelindo potássio e sódio descontroladamente e esses têm como função importante no organismo. Com isso pode vir a ter arritmia cardíaca e descontrole na pressão sanguínea
Aonde Age?
Os diuréticos são medicamentos que aumentam a eliminação do sódio Na+ (sal) e água através da urina. Desta forma, atuam previamente estimulando a excreção de íons sódio (Na+), cloro (Cl-) ou bicarbonato (HCO3-), que são os principais eletrólitos presentes no fluído extracelular.
São utilizados principalmente para tratar a hipertensão arterial e quadros de edema (acúmulo de água resultando em inchaços), bem como outros distúrbios como a insuficiência cardíaca congestiva (ICC), insuficiência renal crônica e glaucoma.
Fisiologia renal
Para o entendimento do mecanismo de ação dos diuréticos, se faz necessário uma breve explicação da fisiologia renal: - Ação direta sobre as células do néfron.
O néfron é a unidade funcional básica dos rins, que é constituído por um glomérulo, túbulos contorcidos proximal e distal, alça de Henle e ducto coletor. A urina tem sua formação no glomérulo, onde é ultrafiltrada para que fique livre de substâncias celulares não filtráveis, como as hemácias, leucócitos e proteínas plasmáticas, formando um fluído praticamente sem proteínas. Este fluído então passa pelo lúmen do néfron, onde ocorre uma série de alterações em sua composição – 98 a 99% da água juntamente com uma porção de eletrólitos (Na+, K+, Cl-, HCO3-), além da glicose e ureia sofrem reabsorção no túbulo. O que resta, a urina, é então eliminada, correspondendo
...