Estudo Dirigido Produtos Hemoterápicos
Por: Rayane Menino • 6/7/2019 • Trabalho acadêmico • 997 Palavras (4 Páginas) • 326 Visualizações
Estudo Dirigido
1) Porque o sistema ABO é considerado o mais importante sistema de grupo sanguíneo na prática transfusional? Porque é necessário fazer a prova direta e a prova reversa e, comente o que se pesquisa em cada uma delas?
Porque este é o sistema mais imunogênico e produz anticorpos naturais, ou seja já possuímos estes anticorpos mesmo antes de entrar em contato com o antígeno, então quando há transfusão entre fenótipos diferentes a reação transfusional pode ser fatal devido a alta taxa de hemólise das hemácias. É necessário fazer as duas provas para que haja confirmação do tipo sanguíneo, pois em alguns casos pode haver discrepâncias ABO.
Na prova direta há a pesquisa dos antígenos fixados nas hemácias do paciente. Deve ser feita com soro Anti-A, Anti-B e Anti-A,B. Na prova Reversa é feita a pesquisa do anticorpo no soro do paciente. Deve ser feita com hemácias tipadas A e B. A prova reversa é uma contra-prova fundamental para a conclusão do exame.
2) Em que casos é necessário a realização do teste de Coombs? Comente brevemente sobre esse teste.
O teste de coombs direto detecta a presença de anticorpos antieritrocitários, mas não revela a causa ou o tipo específico de anticorpo. Quando positivo pode indicar DHRN, AHAI, reação hemolítica transfusional, anemia hemolítica por uso de drogas... Já o teste de coombs indireto detecta anticorpo ou antígeno fracamente expresso. Pode ser utilizado para confirmar fenótipo Rh-, na pesquisa de anticorpos irregulares, na prova cruzada... o principio desse teste é a utilização do soro de coombs, que é composto por uma antiblogulina humana, que se liga a IgG pela porção Fc (que já esta ligada a um antígeno eritrocitário pela porção Fab) para aumentar a aglutinação fazendo com que esta seja vista macroscopicamente.
3) De acordo com RDC 34, que comenta sobre a seleção de doadores, indique 4 condições que impossibilitam a doação de sangue.
Uso de drogas injetáveis, uso de anabolizantes injetáveis sem prescrição médica, tatuagem feita a menos de 12 meses, pessoas HIV positivo.
4) De acordo com RDC 34, quais são os principais componentes eritrocitários, plamáticos e plaquetários?
São componentes eritrocitários:
I - concentrado de hemácias;
II - concentrado de hemácias lavadas;
III - concentrado de hemácias com camada leucoplaquetária removida;
IV - concentrado de hemácias desleucocitado;
V - concentrado de hemácias congeladas; e
VI - hemácias rejuvenescidas.
São componentes plasmáticos:
I - plasma fresco congelado;
II - plasma comum (plasma não-fresco, plasma normal ou plasma simples);
III - plasma isento do crioprecipitado; e
IV – crioprecipitado
São componentes plaquetários:
I - concentrado de plaquetas obtido de sangue total;
II - concentrado de plaquetas obtido por aférese; e
III - concentrado de plaquetas desleucocitado
5) Existem 3 tipos de bolsas nos bancos de sangue para coleta, quais são os tipos? E identifique quais são os hemocomponentes obtidos a partir do sangue total (ST)? Indique o tempo máximo para infusão de cada hemocomponente.
Bolsas quadruplas, triplas ou duplas. Os hemocomponentes são: concentrado de hemácias- máximo de 4h de infusão, concentrado de plaquetas- infusão rápida com menos de 1h de duração, plasma fresco congelado- infusão por 1h e criopreciptado- infusão rápida.
6) Quais os critérios de aceitabilidade e rejeição de volume de sangue total coletado?
Se o volume coletado for pouco (<299 mL) ou em excesso (>496 mL) a bolsa é rejeitada/descartada, no primeiro caso devido ao volume de anticoagulante fixo da bolsa e no segundo devido ao aumento da hemólise. Entre 300 e 495 mL a bolsa é aceita e pode seguir para a produção dos hemocomponentes. O volume de sangue total coletado é calculado pelo cálculo: peso bruto do ST menos peso da bolsa vazia, dividido pela densidade do ST.
...