Laudo de bacteriologia
Por: kiarinha • 1/7/2017 • Trabalho acadêmico • 266 Palavras (2 Páginas) • 1.292 Visualizações
Identificação de Estafilococos
Os estafilococos são bactérias Gram positivas, não possuem esporos. São bactérias que podem sobreviver por vários meses em uma amostra clínica seca. As bactérias Estafilococos também podem resistir ao calor. Esse microorganismo é de grande importância para o homem. Os estafilococos formam colônias grandes, e podem apresentar ou não hemólise.
Objetivo: Identificação de bactérias em amostra de sangue.
Análise executada:
- Técnica de coloração de Gram, seguida de análise microscópica;
-Prova da bacitracina;
-Teste do NaCl;
-Teste da bile esculina;
-Agar sangue.
Resultados e discussão:
Através da técnica de coloração de Gram, é possível diferenciar entre Estreptococos e Enterococos (Gram -), ou Estafilococos e Micrococos (Gram +).
No teste da bacitracina observa-se o crescimento/resistência ou não de colônias/sensibilidade. Sensível – Micrococcus sp. Resistente – Staphylococcus sp.
No teste de NaCl necessita mostrar turvação e mudança de cor para ser considerado positivo. É utilizado na identificação dos Enterococos sp.
Teste da Bile esculina positiva apresenta cor marrom escuro, ou seja, positivo para Enterococos sp. A bactéria é degradada na presença de bile.
O teste de ágar sangue visa detectar a lise do eritrócito através da formação de alôs ao redor das colônias, que quando presente ainda é possível identificar o grau de hemólise proporcionada pela bactéria presente.
Identificação de enterobactérias
Cocos Gram +
Bacitracina → Resistente
NaCl +
Hemólise –
Bile esculina +
Agar sangue → Não hemolítico
Conclusão:
Conclui-se que a bactéria presente é Enterococos sp.,
Referência:
ANVISA; Detecção e Identificação de Bactérias de Importância Médica. Módulo V, 2004. Disponível em: <<http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/microbiologia/mod_5_2004.pdf>>.
...