MEDICINA BASEADA EM EVIDENCIAS E HIPERTENÇÃO ARTERIAL ESTUDOS DE FAMACOENCONIA E ANALISES ECONÔMICAS: CONCEITOS BASICOS
Por: Fernanda Dutra • 3/6/2015 • Artigo • 622 Palavras (3 Páginas) • 476 Visualizações
UNIVERSIDADE
MEDICINA BASEADA EM EVIDENCIAS E HIPERTENÇÃO ARTERIAL
ESTUDOS DE FAMACOENCONIA E ANALISES ECONÔMICAS: CONCEITOS BASICOS
AUTORES
SÃO PAULO - SP
2015
MEDICINA BASEADA EM EVIDENCIAS E HIPERTENÇÃO ARTERIAL
ESTUDOS DE FAMACOENCONIA E ANALISES ECONÔMICAS: CONCEITOS BASICOS
AUTORES
Trabalho de APS do Curso de
Turma: CAMPUS: TURNO: NOTURNO
Professor:
SÃO PAULO - SP
2015
Resumo
Estudos da farmacoeconomia e análises econômicas: conceitos básicos
Na incessante busca para progresso na redução da morbidade e da mortalidade chegou-se a importante discussão acerca dos recursos financeiros que são despendidos. A viabilidade financeira para os tratamentos referente aos produtos e serviços de saúde é um tema de economia social. Incitando à ética dos lucros comerciais tenta-se estabelecer a relação de custos, sua viabilidade e os benefícios reais de ações em saúde.
A farmacoeconomia, como o próprio nome sugere, estuda os medicamentos e sua repercussão no que tange aos custos e qualidade do tratamento médico. Dividido em custos diretos - retirada financeira real e imediata - e custos indiretos - ganhos não realizados.
A) Análise de minimização de custo: verifica-se somente os custos.
B) Análise de custo-benefício: avaliam-se custos e consequências unicamente no aspecto monetário, analisam opções de tratamento com redução de custos;
C) Análise custo-efetividade: a mais utilizada, buscando igualar efetividade clínica e/ou custos. Nesta análise destacam-se três conceitos: 1. Eficácia; 2. Efetividade; 3. Eficiência.
D) Análise de custo-utilidade: destaca-se por levar em consideração não somente a mortalidade, como também a qualidade de vida (como dor, desconforto). Nesta evolvem-se diferentes personagens: médico, paciente e dados. Assim, faz-se uma avaliação da qualidade de vida associada à saúde, feita por meio de questionários ou escalas de percepção de estado de saúde, analisando valores quantitativos que representam escores de qualidade de vida (comumente chamados valores QOL - Quality Of Life).
Limiares de custo-efetividade ou custo-utilidade
Análise de quanto custa cada ano de vida extra ou ano de vida extra ajustado por qualidade de vida com determinado procedimento de saúde.
Aplicação
A análise econômica aplicada à saúde nada mais é do que a aplicação dos princípios da economia ao estudo dos medicamentos e às práticas de saúde, levando em conta a otimização na utilização de recursos financeiros sem prejuízo à qualidade e aos desfechos de tratamento.
Tratando se de saúde publica o custo efetividade é o mais utilizado, pois visa atingir um maior numero de pessoas com o mesmo diagnostico de determinada doença, tendo como objetivo tratar essas pessoas mesmo que seja necessário um tempo maior para obter os resultados buscados oferecendo mais tempo de vida.
...