A Biomecânica Aplicada Ao Estudo E Analise Do Chute Em Jogadores De Futebol
Trabalho Universitário: A Biomecânica Aplicada Ao Estudo E Analise Do Chute Em Jogadores De Futebol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: celso84 • 28/3/2014 • 517 Palavras (3 Páginas) • 1.293 Visualizações
A biomecânica aplicada ao estudo e analise do chute em jogadores de futebol
Este artigo trata-se de um assunto relacionado ao chute de jogadores de futebol de campo, é do chute que sai a maioria dos gols principalmente se executados da forma correta, ai que entra a biomecânica, o chute é um gesto técnico muito utilizado no decorrer de uma partida de futebol, a biomecânica vem através de recursos científicos-tecnológicos tentando obter melhorias na performance motora dos jogadores e também na prevenção e reabilitação de lesões, através de estudos já se sabe quando um jogador esta próximo de se lesionar e também se diminui o tempo de recuperação do jogador lesionado.
Principalmente nos últimos anos tanto com profissionais do treinamento desportivo de alto nível como também na aprendizagem básica o interesse pela analise da técnica do chute tem aumentado sendo o chute uma habilidade motora.
Podemos definir biomecânica como uma disciplina que estuda e faz analises físicas de movimentos do corpo humano, já esta sobre a biomecânica a responsabilidade da melhoria de técnicas desportivas relacionadas a habilidade motora e também a prevenção de lesões e desenvolvimento de novos equipamentos esportivos. A biomecânica é um campo da engenharia medica interdisciplinar aonde atuam profissionais da engenharia das ciências básicas e da tecnologia, aonde projetam testam e fabricam equipamentos que serão utilizados na medicina com o fim de entender, definir e resolver problemas na fisiologia e biologia.
Os métodos de medição que são utilizados pela biomecânica para abordar as formas do movimento são: CINEMETRIA, DINAMOMETRIA, ELETROMIOGRAFIA E ANTROMETRIA.
A biomecânica vem contribuindo e muito para o esporte principalmente nos últimos anos com o processo das técnicas de medição, armazenamento e processamento de dados, contribuíram para a analise do movimento humano.
O chute é o fundamento em que o jogador tem o objetivo de acertar a meta adversaria e fazer o gol, esta é a habilidade motora mais estudada pela comunidade cientifica, no futebol o chute pode ser executado de varias maneiras porem a mais utilizada é com o dorso do pé e é feito com velocidade máxima. Estando a bola parada, é importante que o jogador conheça na teoria o chute isso pode diminuir a possibilidade do erro. A execução técnica do chute aparentemente é fácil, porem na prática devido as circunstancias externas se tornam difíceis, o chute é definido pelo jogador no momento exato da partida é neste instante que ele defini o tipo de chute e a força que ira empregar na bola, numa pesquisa se utilizou um sistema de medição biomecânico com parâmetros cinemáticos: como simetria dimensional, parâmetros simétricos tais como: dinamômetro representada pela força de reação do solo e aceleração tibial. Porem o chute ainda é um tópico que necessita muita discussão e pesquisas no campo da biomecânica pelo fato de continuar tendo situações não totalmente solucionadas. Quatro foram citadas a primeira é o pé de apoio do jogador relacionado com a força da bola, a segunda a divisão mais definida da força do quadril e do joelho, a terceira a relativa contribuição de cada ação no chute e a quarta o desenvolvimento de mecanismos próprios para proteção contra possíveis lesões.
...