O Controle de Qualidade
Por: Karine Gobira • 5/5/2020 • Relatório de pesquisa • 2.346 Palavras (10 Páginas) • 180 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO I UNIDADE
Controle de qualidade microbiológico
- Defina controle biológico.
Consiste basicamente em controlar as conhecidas “pragas” agrícolas e os insetos transmissores de doenças por meio do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, parasitóides, predadores e microrganismos, como bactérias, fungos e vírus.
- Cite pelo menos 5 objetivos do controle biológico.
- Diminuir a exposição dos produtores rurais aos pesticidas;
- Reduzir o risco de poluição ambiental;
- Não afetar a qualidade do solo;
- Evitar pragas mais resistentes;
- Evitar alimentos contaminados;
- Evitar o uso de agrotóxicos e fortalecer o uso da crescente agricultura orgânica.
- Conceitue controle microbiológico e apresente algumas diferenças entre ele e o controle biológico.
- Fale brevemente do conceito 5 R’s aplicado no ambiente laboratorial, com exemplos.
5RS- repensar, recusar, reduzir , reutilizar e reciclar
É uma versão melhorada dos 3R’s com acréscimo de duas ações : ‘repensar e recusar’ Onde o ponto chave é levar a sociedade a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício.
A política dos 5 R’s se diferencia dos 3R´s,em relação a vantagem de permitir as empresas uma reflexão crítica do consumismo, ao invés de focar somente na reciclagem; tentando assim, diminuir o impacto para as gerações futuras.
Podemos citar algumas vantagem em seguir a política dos 5R’s como :
- Redução da acumulação de resíduos;
- Evita a produção de novos produtos;
- Evita o consumo de energia;
- Evita agressões ao solo, ar e água;
- Contribuição para o uso racional dos recursos naturais;
- Proporciona melhor qualidade vida;
- Evita sansões ambientais a empresas;
- Melhora a imagem das organizações.
- Sobre a experimentação em animais de laboratório, cite as fases de sua utilização no desenvolvimento de produtos farmacêuticos. De exemplos.
Os experimentos em animais de laboratórios são realizados na fase pre-clínica, onde os produtos são testados em animais em diferentes fases do seu desenvolvimento, esses animais passam por um complexo e longo processo de experiências.
EX: teste de Draize que é um teste que serve como medidas de ação nociva, na toxicidade desses produtos.
- Descreva a necessidade de utilização dos testes em animais para cosméticos.
Sabe-se que a indústria de cosméticos realiza testes em animais sob alegação de aferir a toxicidade dos produtos e garantir que não tenham efeitos nocivos aos homens e também que tais testes incluem procedimentos que podem causar dor, sofrimento e lesões irreversíveis, como é o caso do teste de Irritação Ocular Primária. São graduadas alterações de conjuntiva (secreção, hiperemia e quimose), íris e córnea. A legislação que regula a produção de cosméticos, aprovada em 2014 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estabelece às empresas restrições quanto ao uso de animais em testes de seus produtos.
- O que é o Teste de Draize? Qual seu objetivo? Existem alternativas a esse teste na atualidade? Cite-as.
O Teste Draize é um teste de toxicidade aguda que tem como intuito medir possíveis danos causados por substâncias químicas em seres humanos através da observação de seus efeitos na pele e nos olhos de animais. Até o momento não existem métodos validados para substituir os ensaios de irritação cutânea, mas como alternativas ao teste de Draize, podemos citar: teste em membrana corion-alantóide de ovo embrionado de galinha (HET-CAM), teste de opacidade e permeabilidade de córnea bovina (BCOP); teste em olho isolado de coelho (IRE); teste em olho enucleado de galinha (ICE); ensaios de citotoxicidade como o teste de hemólise (Red Blood Cell - RBC); ensaio de captação do vermelho neutro (NRU); ensaio de quantificação de proteínas totais (QPT); ensaio da atividade metabólica mitocondrial (MTT); e teste de liberação de IL-8, entre outros.
- Fale da importância da experimentação em animais de laboratório e escreva algumas principais alternativas a ela.
A experimentação animal pode ser entendida como a prática de realizar intervenções em animais vivos ou recém-abatidos com a finalidade de beneficiar o conhecimento científico. Esse embate, inclusive, vai além do argumento ético e questiona a real eficiência desse método de ensino e pesquisa diante do presente avanço tecnológico-científico Atualmente, alguns métodos in vitro tentam minimizar o teste de Draize mediante a avaliação dos produtos em sistemas de cultura de tecidos ou células (fibroblastos).
Esses testes podem detectar o grau de irritabilidade dos produtos, servindo como um pré-teste, evitando assim o uso excessivo de animais. Os modelos utilizados para os ensaios podem compreender sistemas enzimáticos, essenciais para o desenvolvimento de algumas doenças ou para a sobrevivência de parasitas vírus, ou ainda sistemas de culturas de células, em particular as tumorais, para o desenvolvimento de novos quimioterápicos.
- O que é o controle de qualidade? Qual seu objetivo final?
é a parte da gestão da qualidade focada no cumprimento dos requisitos de qualidade. Onde resume-se ao monitoramento final de um produto, com o intuito de averiguar sua qualidade e consistência, ou seja, identificar se todos os processos de produção, bem como os materiais que compõem o produto que atendem aos requisitos do mercado.
- Analisar a matéria prima do poste (qualidade e quantidade dos materiais para fabricação);
- Monitorar os processos de produção de cada poste;
- Testar a consistência e segurança do poste acabado antes de liberá-lo para Venda.
- Quais os objetivos e aplicações do controle de qualidade nos laboratório de análises (químicas, físico-químicas e microbiológicas)?
Capaz de avaliar todas as etapas do processo pré-analítico , analíticos e pós analíticos.
- Avaliar a qualidade das amostras recebidas;
- Monitorar os procedimentos técnicos;
- Monitorar a qualidade dos reagentes;
- Garantir a integridade dos meios de cultivo;
- Avaliar o funcionamento de equipamentos;
- Garantir a qualidade da equipe de profissionais;
- Rever os resultados e avaliar a aplicabilidade clínica das informações produzidas.
- O controle de qualidade microbiológico deve ser realizado especificamente por exemplo: em meios de culturas, kits e reagentes, colorações, discos de antibióticos. Descreva cada um deles.
Meios de culturas: O meio de cultura é uma preparação química que possui nutrientes necessários para que microrganismos de determinada amostra biológica se multipliquem, permitindo seu estudo, identificação e análise. Os principais componentes de um meio de cultura são fontes de carbono, energia (açúcares), nitrogênio, fósforo e sais minerais.
Kits e reagentes: Utilizados para detecção de microorganismos através de reagentes específicos.
...