O Estágio Manipulação
Por: Arivane Chaves • 24/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.455 Palavras (10 Páginas) • 427 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
IPATINGA
2017
Identificação do Aluno
Nome: Arivane Chaves
Ano: 1º semestre 2017
Matrícula:81538667744
Turma:9º Período
Telefone:
Endereço:
Identificação do local do Estágio
Empresa concedente:
Endereço da Concedente:
Bairro:
Cidade:
Farmacêutico Supervisor do Estágio:
Supervisor do estágio:
Período do Estágio: 11/07/17 à 07/08/17
SUMÁRIO
1Introdução---------------------------------------------------------------------------5
2 A farmácia---------------------------------------------------------------------------------6
2.1 Atividades desenvolvidas-------------------------------------------------------------7
2.2 Paramentação-----------------------------------------------------------------------------7
2.3 Laboratórios de sólidas----------------------------------------------------------------8
2.4 Laboratório semissólidos e líquidos----------------------------------------------9
2.5 Laboratório de Homeopatia-----------------------------------------------------------9
2.6 Manipulação--------------------------------------------------------------------------10
2.7 Peso médio--------------------------------------------------------------------------------10
3.Estudo da Ação Farmacológica das Formas Farmacêuticas Manipuladas------------------------------------------------------------------------------------10
4. Conclusão------------------------------------------------------------------------------------13
5.Referência-------------------------------------------------------------------------------------14
1. Introdução
A história da farmácia de manipulação caminha junto com a história da humanidade.
Na pré - história a terapêutica se baseava em crenças, ritos mágicos e emprego de plantas medicinais, as pessoas que manipulavam artesanalmente as fórmulas eram conhecidas como alquimistas. Na antiguidade, com a filosofia grega, criou-se um complexo sistema que previa utilizar medicamentos que tivessem as propriedades opostas ás da causa da doença. Na idade média apareceram os primeiros estabelecimentos de venda de drogas e medicamentos. Segundo os relatos históricos, as primeiras boticas surgiram na Espanha e na França, que inspiraram o modelo das farmácias atuais.
A manipulação no Brasil confunde-se com a história da farmácia, uma vez que foram os jesuítas que trataram de instituir as primeiras enfermarias e boticas em seus colégios. Nestas boticas os Jesuítas dispensavam drogas e medicamentos, onde preparavam remédios com plantas medicinais nativas.
A Farmácia Magistral é o estabelecimento de saúde em que os medicamentos são preparados de forma personalizada, individualizado, sem corantes e conservantes, facilitando o uso de tal fármaco para aqueles que têm dificuldades de ingerirem comprimidos e/ou cápsulas, e outras mais. Este setor exige do profissional farmacêutico que nele atua um amplo conhecimento das patologias humanas, dos recursos farmacotécnicos, dos fármacos, da garantia da qualidade e entre outros, para assim, estar apto a produzir e propor soluções em medicamentos ajustadas às necessidades individuais dos pacientes.
Atualmente, a farmácia de manipulação exerce um papel de extrema importância nos cuidados para com a saúde e, é, por isso, um segmento que vem se destacando no cenário de medicamentos brasileiro, sendo o ramo da profissão que mais cresceu nos últimos anos. É também um dos ramos que mais emprega farmacêuticos no Brasil e que melhor os remunera, porém, exige do profissional intensa e constante atualização e aperfeiçoamento.
Os medicamentos manipulados possuem varias vantagens frente aos industrializados, como por exemplo, a economia, segurança, associação de medicamentos, disponibilidade de mercado, dosagem individual, rótulo personalizado e relacionamento médico-farmacêutico. Já os medicamentos industrializados são produzidos nas indústrias em grandes quantidades, utilizando equipamentos que têm capacidade para fabricar lotes de até milhares de unidades. São produzidos em dosagens ou concentrações padronizadas, de modo a serem utilizados por um grande número de pacientes.
2. A Farmácia
A farmácia é localizada, projetada e construída, com uma infraestrutura adequada às atividades a serem desenvolvidas, possuindo as seguintes áreas:
- Sala de telemarketing: onde acontecem os pedidos das formulações, o mesmo pode ser feito diretamente no balcão da farmácia.
- Laboratório de manipulação de líquidos e semissólidos: destinado à manipulação de fórmulas de formas farmacêuticas pastosas e líquidas, tais como: pomadas, cremes, loções, géis, emulsões, xaropes, suspensões, shampoos e sabonetes.
- Laboratório de manipulação de manipulação de sólidos: destinado à manipulação de formas farmacêuticas sólidas e ao encapsulamento de medicamentos sólidos.
- Controle de qualidade: onde as matérias primas devem ser identificadas, armazenadas, colocadas em quarentena, amostradas, analisadas conforme especificações e rotuladas quanto à sua situação, de acordo com os procedimentos.
- Área específica para lavagem de utensílios utilizados na manipulação.
-Antessala para paramentação: sala para colocação de paramentos de equipamentos de proteção, que serve de barreira física para o acesso as salas de manipulação.
...