O RELATÓRIO DE PRÁTICA EXPERIMENTAL: DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO
Por: banabeatriz119 • 17/11/2022 • Relatório de pesquisa • 1.209 Palavras (5 Páginas) • 120 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – CCET CURSO DE FARMÁCIA
RELATÓRIO DE PRÁTICA EXPERIMENTAL:
DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO
SÃO LUIS 2022/2º
RELATÓRIO DE PRÁTICA EXPERIMENTAL:
DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO
Relatório de prática experimental apresentado á disciplina Química Orgânica do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para obtenção da 1ª nota na disciplina.
SÃO LUÍS 2022/2ª
RESUMO:
O experimento realizado, buscou a determinação do ponto de fusão com intuito de atingir o objetivo (identificar a passagem da Acetanilida puríssima de sólido para líquido). Através dos métodos utilizados durante o experimento, tirando a média, obteve o ponto de fusão da Acetanilida a 117,55ºC.
SUMÁRIO
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. 5.
- OBJETIVOS 5.
- PARTE EXPERIMENTAL 5.
- equipamentos, vidrarias e solventes usados no experimento 5.
3.2. Procedimento do experimento 6.
- RESULTADOS 6.
- DISCUSSÃO DO RESULTADO 6.
- CONCLUSÃO. 8.
- REFERÊNCIA. 9
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Os sólidos cristalinos consistem em átomos, íons ou moléculas em padrões geométricos altamente ordenados (matrizes cristalinas). Átomos, íons ou moléculas são mantidos no lugar por forças eletrostáticas, como forças de London e/ou dipolo-dipolo. Quando um sólido cristalino puro é aquecido, os átomos, íons ou moléculas vibram cada vez mais rápido até que, em uma temperatura prescrita, o movimento térmico das partículas se torna grande o suficiente para superar a atração. Os átomos, íons ou moléculas então entram em um estado mais móvel ao acaso, conhecido como estado líquido. Portanto, o ponto de fusão (PF) é definido como a temperatura na qual o primeiro cristal começa a fundir até que o último cristal desapareça (transição de sólido para líquido). Então PF é na verdade uma banda de fusão. Termodinamicamente, PF é a temperatura na qual a pressão de vapor na fase sólida é igual a pressão de vapor na fase líquida, ou seja, quando estas duas fases estão em equilíbrio.
OBJETIVOS:
Deerminar experimentalmente o ponto de fusão da acetanilida.
PARTE EXPERIMENTAL:
- equipamentos, vidrarias e solventes usados no experimento:
Acetanilda puríssima; PF= 114-116°C | Espátula |
Lamínula | Equipamento digital para determinação do ponto de fusão |
Procedimento do experimento:
- Usando uma espátula, retirou-se uma pequena quantidade de acetanilida puríssima e colocou em uma lamínula.
[pic 2]
- Com a lamínula coberta com outra, levou-a para a máquina para determinar o ponto de fusão.
[pic 3]
- Ficou-se observando quando a acetanilida começasse a fundir, anotando as temperaturas para fazer os cálculos da temperatura média.
[pic 4] [pic 5]
RESULTADOS:
A determinação do ponto de fusão é um método simples e rápido usado nas diversas áreas da química para obter-se uma primeira impressão da pureza de uma dada substância, isto porque mesmo pequenas quantidades de impurezas influenciam o ponto de fusão ou, pelo menos, aumentam o intervalo de valores do ponto de fusão. A presença de impurezas interfere com a malha cristalina, tornando-se mais fácil a quebra das forças de interações entre moléculas.
Como é necessário menos calor para quebras essas interações entre intermoleculares, o ponto de fusão da mistura é inferior ao da substância quando pura. O intervalo de valores é também expandido pois diferentes regiões do sólido possuem diferentes quantidades de impurezas.
Durante o experimento foi anotado as temperatura no momento do aumento em que o sólido começou a fundir e fundir totalmente, de acordo com a literatura a acetanilida tem um ponto em 114,3 oc, se ela estiver impura esse valor será 5oc acima do valor dado pela literatura.
...