RESUMO DE BIOSSEGURANÇA
Por: Alice Mariah Queiroga • 8/4/2022 • Abstract • 613 Palavras (3 Páginas) • 153 Visualizações
biossegurança
- o que é ?
↳ ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação dos riscos e exposições não intencionais. está vinculada a pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços.
- origem e finalidade
↳ origem no século XX, inicialmente apenas situações biológicas. Hoje, voltada para o controle e minimização de riscos provenientes da prática de diferentes tecnologias.
↳ CTNBio- comissão técnica nacional de biossegurança; prevenção dos riscos gerados por agentes químicos e físicos em processos de saúde, o risco biológico estando presente ou não.
- definições
→ biosseguridade: medidas de proteção, controle e responsabilidade para agentes biológicos e toxinas, a fim de evitar sua perda, roubo uso indevido, extravio, acesso não autorizado ou liberação intencional.
→ perigo: potencial de causar danos ligados aos materiais, equipamentos, métodos ou práticas de trabalho.
↳ probabilidade de ocorrer: altamente improvável, pouco improvável, provável, muito provável e esperado.
→ risco: é o perigo diante do conhecimento que se tem da situação, podemos tentar evitar. situação capaz de proporcionar dano, doença ou morte.
↳ formas de gerenciar o risco: eliminação ou diminuição dos riscos, monitoramento contínuo, treinamento dos trabalhadores, práticas e normas seguram em laboratório.
↳ risco zero não existe, pois em tudo que realizamos há possibilidade de ocorrer um imprevisto.
↳ riscos ambientais: são agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes existentes nos locais de trabalho, que venha causar danos à saúde dos trabalhadores.
- classes de riscos ambientais
→ riscos físicos: gerados por algum tipo de energia, equipamento, condições físicas e características no local de trabalho;
↳ ex: ruído, calor, vibrações, radiações, umidade, frio, ionizantes e não ionizantes.
↳ representado pela cor VERDE
→ riscos químicos: substâncias, compostos ou produtos que penetram no organismo do trabalhador por via respiratória, absorvida pela pele ou ingerida.
↳ ex: fumaça, poeira, oxidantes, explosivas, cáusticas, irritantes e cancerígenas.
↳ representado pela cor vermelha
→ riscos biológicos : microrganismos capazes de organizar qualquer tipo de alteração, alergia ou toxicidades no corpo humano.
↳ ex: fungos, bactérias, vírus, protozoários e helmintos (parasitas)
↳ representado pela cor marrom
→ riscos ergonômicos : contrários as regras de ergonomia, exige que o local de trabalho se adapte ao trabalhador, proporcionando bem estar físico e mental.
↳ ex: transporte de peso sem meio auxiliar, postura inadequada, ruído de maquinário
↳ representado pela cor amarela.
→ riscos de acidentes : potencial de causar danos de diversas formas, levando em consideração o descumprimento das normas previstas.
...