Reação de Saponificação
Por: heloisas1234 • 15/4/2015 • Relatório de pesquisa • 1.072 Palavras (5 Páginas) • 276 Visualizações
SUMÁRIO
1 – REAÇÃO DE SAPONIFICAÇÃO
2 – OBJETIVO
3 – RESUMO
4 – INTRODUÇÃO
5 - MATERIAIS E MÉTODOS
5.1 – MATERIAIS
5.2 – REAGENTES
5.3 - PROCEDIMENTO
5.3.1 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
6 - RESULTADOS E DISCUSSÃO
7 – CONCLUSÃO
8 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 – REAÇÃO DE SAPONIFICAÇÃO
2 – OBJETIVO
Obtenção de sabão pela reação de saponificação de um lipídeo.
3 – RESUMO
Para a obtenção de sabão utilizamos o óleo como o lipídio principal. Na preparação do mesmo foi adicionado ao NaOH em pastilhas, água aquecida e após solubilizado sempre com cuidado para não inalar os vapores, adicionou-se o óleo e o álcool, feito isso agitamos vigorosamente até a obtenção de uma pasta bege e homogênea.
Com o sabão pronto testamos sua qualidade dissolvendo um pouco do produto em água e em três tubos de ensaio colocamos 5 ml da solução obtida, em cada tubo foi adicionado ainda 5 gotas de alguns reagentes feito isso percebemos que o sabão estava básico o bastante para fazer sua ação esperada porém agride a pele.
4 – INTRODUÇÃO
Uma vez que óleos e gorduras são ésteres, eles sofrem reação de hidrólise ácida ou básica. A hidrólise ácida produzirá simplesmente o glicerol e os ácidos graxos constituintes. Já a hidrólise básica produzirá o glicerol e os sais desses ácidos graxos. Esses sais são o que chamamos de sabão.
Assim, aquecendo gordura em presença de uma base, realizamos uma reação química que produz sabão.
Essa reação, a hidrólise básica de um triéster de ácidos graxos e glicerol, é chamada de saponificação.
óleo/gordura + base → glicerol + sabão
O uso de KOH no lugar de NaOH permite obter sabões potássicos, empregados, por exemplo, na fabricação de cremes de barbear.
Em muitas localidades do Brasil é comum, ainda hoje, encontrar pessoas que fazem o chamado sabão de cinza. Para fabricá-lo, deve-se ferver gordura animal (banha de vaca, por exemplo) ou vegetal (gordura de coco, por exemplo) junto com água de cinzas, também conhecida como lixívia. Após cerca de duas horas de fervura, está pronto o sabão de cinza. Esse processo é o mesmo usado em fábricas de sabão, sendo a cinza um substituto para o NaOH ou KOH. O caráter básico da água de cinza se deve à presença de carbonato de potássio (K2CO3), que reage com a água dando origem a íons OH–.
5 - MATERIAIS E MÉTODOS
5.1 – MATERIAIS
- 4 tubos de ensaio;
- Suporte para tubos de ensaio;
- Espátula;
- Béquer 150ml e 50ml;
- Béquer de Plástico 100ml;
- Bastão de vidro;
- 1 Proveta 50ml e 10ml;
- 1 Erlenmeyer 250ml com tampa;
- Capela;
- Pedaço de papel filme;
- Chapa de aquecimento.
5.2 – REAGENTES
- NaOH em pastilhas;
- Óleo de soja;
- Solução de HCL diluída 0,25N;
- Álcool etílico;
- H2O;
- Solução com íons Ca++;
- Fenolftaleína.
5.3 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente pesou-se aproximadamente 10g de NaOH em pastilhas em um béquer de 150ml, a pesagem real deu o valor de 10,02g.
Com a utilização da capela adicionou-se 10 ml de água aquecida anteriormente em uma chapa de aquecimento em um béquer de 50 ml, agitou-se a solução com o auxilio de um bastão de vidro até dissolver todo o sólido de NaOH, sempre tomando cuidado para não inalar os vapores.
Após a solução solubilizada adicionou-se 40 ml de óleo e 10 ml de álcool, agitando vigorosamente por aproximadamente 8 minutos até obter uma massa homogênea, o sabão.
...