Relatório de Estágio Supervisionado em Farmácia Drogaria
Por: Marjory Tabata • 11/9/2024 • Trabalho acadêmico • 1.864 Palavras (8 Páginas) • 75 Visualizações
[pic 1]
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I (DROGARIA)
Relatório de Estágio Supervisionado I do Curso de Farmácia do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, apresentado ao Professor Eduardo Corsino Freire, como requisito à Aprovação da disciplina citada.
RIBEIRÃO PRETO [pic 2] SP JUNHO - 2021
SUMÁRIO
[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]
[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]
[pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19]
[pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24]
[pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29]
INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado é uma atividade acadêmica de caráter obrigatório, e está inserido na carga horária total do plano curricular, e sua execução é condição indispensável para a obtenção da formação de farmacêutico. O estágio está regulamentado pela Lei de estágios nº 11.788 de, 25 de setembro de 2008. As atividades farmacêuticas que são disponibilizadas em diferentes áreas, mas dentro do mesmo segmento, estando ligadas à dispensação de medicamentos, manipulação magistral de medicamentos, sendo eles alopáticos ou homeopáticos, farmácia hospitalar e análises clínicas.
A Drogaria é um estabelecimento de dispensação e comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais (Brasil, 1973). Toda drogaria necessita da presença de farmacêutico em tempo integral, pois ele tem a responsabilidade técnica pelo estabelecimento. Se acaso um estabelecimento estiver funcionando sem a presença de farmacêutico em serviço, ou mesmo que não esteja feito a assunção do mesmo na Licença de Funcionamento do estabelecimento, terá penalização por parte do órgão fiscalizador (BRASIL,2014).
A assistência farmacêutica está incluída na política nacional de medicamentos, e descrita como:
[pic 30][pic 31][pic 32][pic 33][pic 34][pic 35][pic 36]
destinadas a apoiar as ações de saúde, demandadas pela comunidade. Envolve o abastecimento de medicamentos em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e eficácia terapêutica de medicamentos, o acompanhamento e avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos (BRASIL, 1998).
A partir destas atividades, fica caracterizada como funciona a participação do farmacêutico no processo de dispensação.
OBJETIVOS
Este estágio têm como o objetivo de atender as exigências do Estágio Supervisionado I, que ainda está sendo realizado na Drogaria com a razão social: IBI Farma Ltda, e nome fantasia: Drogaria Total Unid. Procópio no período de 03 de maio 2021 a 30 de junho de 2021. Através da realização das atividades inerentes ao cotidiano farmacêutico, sendo supervisionadas por um profissional atuante na área, e responsável tecnicamente pelo estabelecimento.
DESENVOLVIMENTO
O local estagiado fica localizado na Avenida Octávio Golfeto 295, no bairro Jardim Joaquim Procópio de Araújo Ferraz, na cidade de Ribeirão Preto. Que faz parte da Rede Drogaria Total, onde já estão há 24 anos no mercado, tendo uma Cooperativa própria para atender todas as lojas da rede, reduzindo custo de medicamentos. São mais de 500 lojas entre 300 cidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Trabalha com serviços de entrega no qual proporciona comodidade, e segurança para seus clientes.
A Drogaria em sua conformação dispõe de um escritório, dois banheiros, copa na área externa ao fundo. Área do salão possui amplo balcão de atendimentos, sala de aplicação, espaço para aferição de parâmetros fisiológicos, e uma repartição para recebimento de mercadorias.
Devido ao nível de importância dos insumos que são adquiridos armazenados e dispensados e drogarias a uma grande variedade de legislações atreladas ao mesmos. A RDC nº 44, 17/08/09 dispõe sobre as Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias. A instalação de uma estrutura física adequada é necessária para um melhor acondicionamento dos medicamentos. De acordo com essa necessidade a Anvisa (2009) decreta que:
[pic 37]As farmácias e drogarias devem ser localizadas, projetadas, dimensionadas, construídas ou adaptadas com infa-estrutura compatível com as atividades a serem desenvolvidas, possuindo, no mínimo, ambiente para atividades administrativas, recebimento e armazenamento dos produtos,
dispensação de medicamentos, depósito de material
[pic 38][pic 39][pic 40]
Todos os medicamentos necessitam de amar armazenamento adequado, porém há medicamentos controlados que além de condições físicas que mantenham suas características organolépticas, necessitam de um controle de segurança e rastreabilidade para que não ocorra extravios.
Como já mencionado, no local estagiado o armazenamento é feito em uma espaço reservado para o acondicionamento dos medicamentos, permanecendo nas caixas em que foram entregues e dispostos em prateleiras para que não haja contato do mesmo com o solo.
Periodicamente um fiscal da Vigilância Sanitária faz inspeções das condições técnicas e sanitárias nos estabelecimentos que dispensam esse tipo de medicamento, em seguida encaminhando o relatório sobre a análise à Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde do Município. (ANVISA,1998).
...