Relatório sobre processo de obtenção de sabão
Por: C.Oliveira • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 531 Palavras (3 Páginas) • 662 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE QUÍMICA
INSTITUTO DE QUÍMICA ORGÂNICA
QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL II
RELATÓRIO SOBRE O PROCESSO DE OBTENÇÃO DE SABÃO
CAROLINA DE OLIVEIRA BATISTA CARVALHO – DRE: 113059548
PROFESSOR: LUIZ NELSON LOPES
RIO DE JANEIRO
2015
- Introdução
O sabão é sintetizado através de uma reação de saponificação sob aquecimento utilizando o éster - proveniente da gordura de coco -, hidróxido de sódio e etanol como reagentes. Desta forma, o objetivo desta prática confere na obtenção do sabão através desse processo de síntese.
Reação 1:
[pic 1]
Reação 1: Reação geral da formação do sabão.
- Materiais e Métodos
Materiais:
Becher, bastão de vidro, proveta, balão de 125mL
Aparelhagem: haste de ferro, bico de Bunsen, garras e mufas, balão de 125mL, condensador de bolas, aro, tela de amianto e mangueiras.
Reagentes: hidróxido de sódio, etanol, gordura de coco e ácido esteárico.
Método:
Em um becher, foi pesado 1,5g de hidróxido de sódio (NaOH) e adicionou-se 6mL de água destilada agitando com o auxílio de um bastão de vidro até uma solução homogênea. Posteriormente, foi adicionado 10mL de etanol a esta mistura.
Com o auxílio de um funil de vidro, esta solução foi adicionada a um balão de 125mL contendo gordura de coco e ácido esteárico.
Após este procedimento, o balão foi conectado a um condensador de bolas e aquecido com bico de Bunsen. Após a solução entrar em refluxo, esta foi mantida por 30min. O condensador de bolas, as garras e mufas foram presos a um suporte de ferro. Abaixo do balão, foi colocada uma tela de amianto apoiado sobre um aro.
Após 30 minutos, o balão foi retirado do sistema e imediatamente, foi adicionado 2,5mL de glicerina agitando com movimentos leves. Também foram introduzidos nesta mistura, corante de coloração marrom e essência de baunilha. Posteriormente, esta mistura foi colocada em formas variadas e foi mantida em repouso por 15 minutos. Após este procedimento, retirou-se o sabão da forma.
- Resultados e Discussão
A obtenção do sabão é baseada em uma reação de saponificação utilizando o hidróxido de sódio e álcool como reagentes. A reação de saponificação, também conhecida como hidrólise alcalina, ocorre quando um éster (proveniente de um ácido graxo) em solução aquosa de base inorgânica, sob aquecimento, origina um sal orgânico (sabão) e álcool.
A reação de saponificação ocorre através do ataque nucleofílico do grupo –[OH] pertencente à base (NaOH) sobre o carbono carbonílico do éster, consistindo na etapa lenta. Após essa reação, há uma instabilidade da molécula promovendo o rearranjo molecular que permite, assim, a formação de uma estrutura mais estável. Desta forma, ocorrerá a eliminação de três grupos alcoóis (glicerol) e a produção de três ácidos graxos desprotonados. Estes ácidos graxos atrairão os íons de sódio formando o sabão (Figura 1).
...