Resenha: Uma Chance Para Viver
Por: Jorge Júnior • 16/3/2016 • Resenha • 527 Palavras (3 Páginas) • 8.792 Visualizações
Resenha: Uma Chance Para Viver
Título Original: Living Proof
Título Português: Uma Chance Para Viver
Direção: Dan Ereland
Elenco: Harry Connick Jr, Amanda Bynes, Angie Harmon, Swoosie Kurtz, Bernadette Peters, Jennifer Coolidg, Regina King.
Duração: 90 min.
Distribuidora: Sony Pictures
Ano de Lançamento: 2009
Gênero: Drama/Biografia
Esta história mostra a luta de um médico para encontrar o tratamento para o câncer e salvar milhares de vidas e ao mesmo tempo buscar respostas para sua vida. O médico busca salvar mulheres com câncer de mama e a dificuldade em convencer o laboratório farmacêutico financiador da pesquisa para poder levar adiante o projeto, tendo levado 2 anos para dar os primeiros passos para poder testar seu tratamento em pacientes.
O filme “Uma chance para viver”, com titulo original Living Proof, aborda um tema muito discutido e estudado, o câncer de mama. Narra a história real do Dr. Dennis Slamon e a luta travada por ele contra o câncer numa tentativa de aprovar uma droga chamada Herceptin®, que serviria como combate dessa doença, essa droga ainda em seu estado experimental.
A administração de Herceptin® prevê a ausência de quimioterapia, o que reduz muito o sofrimento da paciente. No Brasil o Herceptin® é produzido pelo laboratório Roche e infelizmente ainda não é oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A história torna-se emocionante quando mostra os momentos em que diferentes mulheres se descobrem com a doença. O médico recebe ajuda dos filantropos Lilly Tartikoff e Ron Perelman, quando o financiamento para o projeto é cortado. Essa ajuda permitiu que o projeto prosseguisse e surtisse efeito em muitas pacientes. A história transmite emoção e reflexão de vida e de postura diante de situações difíceis.
Uma chance para viver é um filme simples , com um elenco bom e apresenta muitos momento emocionantes e tocantes. Apesar da simplicidade é forte e comovente. Faz uma abordagem interessante sobre as dificuldades que um cientista enfrenta para ajudar na luta contra o câncer. Trata de um dos cânceres mais cruel e que mais afeta as mulheres. Permite que tenhamos outra visão desta doença. A luta travada pelo Dr. Dennis Slamon deveria servir de exemplo para todos nós e, principalmente, os nossos governantes no sentido de haver um maior investimento na saúde.
Faz-nos pensar também no que há por trás da indústria farmacêutica, indústria essa, movida pelo dinheiro como qualquer empresa. Permite uma reflexão profunda sobre a situação de muitas famílias que são prejudicadas pelo câncer, que causa dor, sofrimento, revolta, depressão, etc. as dificuldades do tratamento, a fase da quimioterapia e radioterapia, foram bem passadas pelo filme.
O mais interessante é que o filme não busca mostrar mais uma droga a ser produzida e vendida a pessoas que se mostram desesperadas e dispostas a pagar qualquer preço por sua vida, mas sim as dificuldades da luta das pessoas contra a doença e também contra àqueles que só pensam em dinheiro sem se importarem com as dores dos outros.
...