Resumo sobre a Cerveja
Por: ronamtxr • 14/5/2015 • Resenha • 384 Palavras (2 Páginas) • 538 Visualizações
Disciplina: Bromatologia
Acadêmico: Hueldem Ronam Cristo Teixeira – Farmácia 2014
Diversos documentos antigos relatam histórias e lendas ligadas a cerveja, tem se relatos de 2800 a.C. os Babilônios já possuíam vários tipos de cervejas. Existem muitos métodos para a produção de cerveja, nenhum método não é necessariamente melhor que outro.
Na elaboração da cerveja, destacam-se quatro tipos de componentes: A água, a matéria prima mais importante para a fabricação da cerveja, constitui aproximadamente 95% da mesma, a água tem ser potável, uma das maiores cervejeiras do mundo, tem em sua fábrica estações de tratamento de água, onde a mesma passa por três estágios de purificação, terminando na osmose reversa, a agua passa a ser pura e faz-se a mistura com a cevagem maltada. Outro componente é a cevada, que é um gramíneo utilizado na produção da cerveja, por conter uma grande quantidade de amido, amido esse mais tarde, convertido em açúcar. O lúpulo, é responsável pelo aroma acre, age como conservante, e também faz a cerveja ficar com o sabor amargo, característico da mesma, antigamente era usado como planta medicinal. Por fim a levedura, que são fungos, onde se alimentam do açúcar, para em seguida transformar em álcool.
Alguns processos são de fundamental importância na produção da cerveja, como a moagem, que é responsável por moer os grãos, com a finalidade de “liberar” os amidos. A preparação do porê, onde o grão é misturado com água em altas temperaturas, para se extrair o açúcar do grão, diferentes temperaturas no grão ativam enzimas que são capazes de converter o amido, em açúcar. A purificação, o mosto, a levedura que é o fungo se alimenta do açúcar que foi convertido do amido, e forma-se o álcool. A fermentação a levedura se multiplicando convertendo o açúcar em álcool e dióxido de carbono e compostos de sabor. Logo após a fermentação é preciso fazer uma filtragem, onde a cerveja passa por uma filtragem com leitos de pó de alga, onde a bebida passa ter um aparência cristalina.
Há inúmeros processos de fazer cerveja, como com fermentação natural, carbonatação natural, adição de outros "temperos" além do lúpulo, etc. A produção da cerveja, envolve muita ciência, pois sempre existe um ponto a melhorar na mesma, assim fazendo com que as empresas cervejeiras investam na ciência da cerveja.
...