A ANATOMIA DA COLUNA VERTEBRAL
Por: layanacolman • 26/9/2022 • Trabalho acadêmico • 3.491 Palavras (14 Páginas) • 225 Visualizações
[pic 1]
UNIP- UNIVERSINDADE PAULISTA
ANATOMIA DA COLUNA VERTEBRAL HUMANA
Aluna: Layana Lacerda Soares Colman
Disciplina: Atividades Práticas Supervisionadas
SUMARIO
- CAPA
- SUMARIO_______________________________________________________________________ 2
- RESUMO________________________________________________________________________3
- INTRODUÇÃO____________________________________________________________________4
- COLUNA VERTEBRAL_______________________________________________________________5
- CURVATURAS_____________________________________________________________________6
- COLUNA CERVICAL_________________________________________________________________7
- COLUNA TORACICA________________________________________________________________8
- COLUNA LOMBAR_________________________________________________________________9
- SACRO_________________________________________________________________________10
- COCCIX_________________________________________________________________________11
- CONCLUSÃO ____________________________________________________________________12
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS _____________________________________________________13
2
RESUMO
Dependendo da localização na coluna, as vertebras podem variar de tamanho e formato, mas todas caminham a um padrão típico que de modo geral são formados por corpo, arco vertebral e sete processos. Assim, a sete cervicais são pequenas comparadas as lombares pela diferença e necessidade de sustentação de carga corporal. As vertebras torácicas tem locação para as costelas se fixarem, e temos por fim, vertebras fundidas que vão originar sacro e posteriormente cóccix.
Na parte anterior podemos localizar o corpo da vertebra, sendo a parte de maior resistência da estrutura, até mesmo pela necessidade de carregar o peso do corpo, formada por osso compacto por fora e por dentro tendo seu interior feito de osso esponjoso no qual aloca grande quantidade de medula óssea V. O corpo da das vertebras aumentam em grandeza e densidade de forma progressiva conforme descem pela coluna justamente pela necessidade de sustento corporal. O disco vertebral, feito de fibras elásticas em estruturas de anéis fibrosos, mantém os corpos da vertebrai distantes um dos outros, porém unidos por seu próprio anel.
Subsequente encontramos o arco da vertebra que é formada por quatro parte, sendo elas: pedículo (D e E) e as lâminas (D e E)
O forame da vertebra forma-se através da abertura feita pelo corpo e o arco da vertebra, estrutura que aloca a medula. Todo o forame vertebral alinhados, formam o canal da vertebra, servindo de proteção óssea para a locação da medula.
3
INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei dissertar sobra a anatomia da coluna vertebral humana. Ela é formada pelos corpos vertebrais (vertebras cervicais, torácicas, lombares e sacrais) e pelos discos intervertebrais. Ela participa da sustentação corporal e locomoção. Possui curvaturas naturais e normais diferentes de acordo com a idade do indivíduo ou anormais dependente de alguma patologia ou outras causas. Todas as vertebras possui um mesmo padrão, porém algumas tem algumas diferenças entre si e serão apresentados detalhadamente.
Também serão abordadas de forma breve superficial algumas possíveis patologias que acometem essa região.
4
A COLUNA VERTEBRAL
Em sua extensão, surge da base crânio até a o ápice do cóccix contendo 33 vertebra em fase adulta com esta divisão: Vertebras cervicais (7), vertebras torácicas (12), vertebras lombares (5), vertebras sacrais fundidas (5) e vertebras coccígeas fundidas (4). Para uma localização e nomenclatura de partes, podemos chamar esses conjuntos acima de coluna cervical, dorsal e coluna lombar. Por ser uma estrutura de sequência de vertebras, elas são distanciadas e unidas através de um disco intervertebral formado de cartilagem.[pic 2]
5
CURVATURAS
Dependendo da fase de vida do individuo podemos observar curvaturas diferentes. Em um neonato, é possível observar apenas uma, chama curvatura primária, onde a coluna tem-se apenas uma curvatura em que se pode associar com a letra C. Conforme o desenvolvimento acontece, nota-se curvaturas secundárias, tornando-se mais visíveis nos adultos, sendo elas: lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e cifose sacral. Além dessas curvaturas normais, podemos encontrar curvaturas anormais decorrentes de condições patológicas ou anomalias congênitas. Alguns distúrbios podem ser encontrados de acordo com a região associados com a curvatura, que incluem a cifose (curvatura posterior acentuada da região do tórax), lordose (curvatura anterior acentuada na lombar) e escoliose ( curvatura lateralizada anormal, seguido de torção da coluna.
...