A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS FISIOTERAPEUTAS NO ÊNFASE NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES RESPIRATÓRIAS NA UNIDADE TERAPIA INTENSIVA
Por: Miryan Barreto • 4/11/2021 • Trabalho acadêmico • 750 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
amanda souza oliveira
A IMPORTÂNCIA DA atuação dos PROFISSiONAIS FISIOTERAPEUTAS no ênfase na prevenção de complicações respiratórias na unidade terapia intensiva
[pic 3]
TEIXEIRA DE FREITAS-BA
2021
amanda souza oliveira
A IMPORTÂNCIA DA atuação dos PROFISSiONAIS FISIOTERAPEUTAS no ênfase na prevenção de complicações respiratórias na unidade terapia intensiva
Projeto apresentado ao Curso de Fisioterapia da Instituição Pitágoras
Orientadora: Ludmilla Oliveira
TEIXEIRA DE FREITAS-BA
2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 6
2 OBJETIVOS 6
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 6
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 7
3 JUSTIFICATIVA 8
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9
5 METODOLOGIA 16
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 17
REFERÊNCIAS 19
O PROBLEMA
De que forma os profissionais fisioterapeutas são importantes no tratamento de paciente com problemas respiratórios na UTI?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Conhecer a importância da atuação dos profissionais fisioterapeutas na ênfase na prevenção de complicações respiratórias na UTI.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
- Identificar os problemas que predispõem nos pacientes para complicações respiratórias na UTI.
- Conhecer a importância do fisioterapeuta na UTI.
- Abordar sobre atuação da fisioterapia em frente das complicações respiratórias.
3 JUSTIFICATIVA
Os pacientes que estão em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), [a]podem acarretar algumas complicações como: Motoras, respiratórias, cardíacas, neurológicas, condições pré e pós-operatórias ou condições traumáticas. A atuação dos profissionais de saúde (Fisioterapeutas) no ambiente hospitalar tem por sua vez o objetivo de minimizar esses efeitos das imobilidades durante o período que o paciente estiver no leito e assim prevenindo complicações respiratórias.
As enfermidades respiratórias são problemas muito grande de saúde pública, principalmente nas unidades de terapia intensiva, pois esses pacientes necessitam de cuidados especiais e básicas, sendo com um sistema mais sistematizada.
Muitas vezes o ambiente hospitalar tem déficit de profissionais capacitados, para manejar pacientes graves ou com problemas respiratórios, e cada vez mais esses profissionais têm sido solicitados para contribuir valiosamente ao tratamento global dos pacientes. Por essa junção este trabalho tem a importância de mostrar o quanto esses profissionais são importantes no ambiente hospitalar.
REFERÊNCIAS
ALVES, Andréa Nunes. A importância da atuação do fisioterapeuta no ambiente hospitalar. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, v. 16, n. 6, 2012.
...