As Medidas e Avaliações (dobras cutâneas, perimétrica, imc)
Por: Bruna Gomes • 24/4/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 1.309 Palavras (6 Páginas) • 330 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
MEDIDAS E AVALIAÇÕES
Dobras cutâneas, Perimetria, IMC (Índice de Massa Corporal)
BRASILIA
2019
Dobras cutâneas são medidas para avaliação da gordura corporal, seus resultados são aplicados em fórmulas para definir a percentagem de gordura. A dobra cutânea é uma medida da espessura de duas camadas de pele e a gordura subcutânea adjacente, entre estas, podemos citar as dobras cutâneas tricipital, bicipital e da panturrilha, indicadoras de gordura periférica, e as dobras subescapular e supra ilíaca, indicadoras de gordura central.
A utilização do método de dobras cutâneas apresenta vantagens por não ser um método invasivo, e ter um baixo custo operacional, aplicabilidade em grandes grupos, rapidez e facilidade na aquisição das medidas. A aplicação deste método de maneira eficiente requer que o avaliador siga alguns procedimentos com o objetivo minimizar os erros de medida, sendo eles:
Todas as medidas devem ser realizadas no lado direito do corpo; identificar e marcar com uma caneta ou lápis apropriado o local da medida; o pinçamento da dobra cutânea deve ser feito com a mão esquerda e com os dedos polegar e indicador a ± 1 cm acima do local marcado da medida; colocar as hastes do compasso perpendicular à dobra, ± 1 cm abaixo do local pinçado, e soltar lentamente as hastes do compasso; as hastes do compasso não deveram passa do ponto pinçado pelos dedos; manter a dobra pressionada enquanto à medida é realizada; fazer à leitura no compasso ± 3 segundos após a pressão ter sido aplicada na dobra; afastar as hastes do compasso para remove-lo e fecha-las lentamente; ler o mostrador em sua escala mais próxima; realizar no mínimo duas medidas para cada local, caso os valores diferenciem em mais de 10%, realizar novas medidas; realizar as medidas sob a pele seca e sem loções; não medir as dobras imediatamente após o exercício; evitar usar compassos de plástico casos e trate de um avaliador inexperiente; treinar com outros avaliadores e comparar seus resultados.
Objetivos da determinação da gordura corporal: Identificar os riscos à saúde associados à falta ou excesso de gordura; controlar as mudanças na composição corporal associadas ao efeito da nutrição e do exercício; estimar o peso ideal; acompanhar o crescimento, desenvolvimento, maturação e idade relacionados com as mudanças na composição corporal; identificar riscos à saúde associados ao acúmulo de gordura; formular recomendações dietéticas e de exercício.
A perimetria é a medição da circunferência, que consiste em encontrar o perímetro máximo de um segmento corporal quando medido em ângulo reto em relação ao seu maior eixo. As medidas devem ser feitas com fita métrica em intervalos de tempo periódicos. A perimetria mede a dimensão dos membros (superiores ou inferiores) para verificar a presença (ou não) de atrofia muscular ou de edema.
O terapeuta deve marcar corretamente, os pontos dos perímetros utilizando lápis dermográfico ou caneta; medir sempre num ponto fixo, pois a variação aponta erros; medir sempre sobre a pele nua; nunca utilizar fita elástica ou de baixa flexibilidade; não esquecer o dedo entre a fita e a pele; não dar pressão excessiva nem deixar a fita frouxa; realizar três medidas e calcular a média; não medir o avaliado após qualquer tipo de atividade física.
O avaliado deverá estar em pé, de lado para o avaliador, com os pés um pouco afastados, distribuindo o peso do corpo igualmente sobre os membros inferiores. As medidas devem ser feitas com a fita métrica bem ajustada sobre a parte a ser medida, quando forem obtidas diferenças de medidas inferiores a três centímetros o linfedema é considerado leve, entre três e cinco centímetros moderado, superior a cinco centímetros, severo, quando comparado às medidas de ambos os membros. Ao final da avaliação, devem ser traçados os objetivos e determinada à conduta da intervenção terapêutica no período pré-operatório. Sinalizar os pontos que norteiam e justificam o tratamento e a conduta que será adotada no período pós-operatório.
É possível medir as circunferências de qualquer região do corpo, tanto para avaliar a evolução do treinamento quanto para a determinação de índices relacionados à saúde, como a relação cintura‑quadril. Os pontos mais frequentes são os seguintes: pescoço; peitoral (torácico); cintura; abdominal; quadril; coxa proximal; perna; tornozelo; braço relaxado; braço fletido; antebraço; punho.
A mensuração dos perímetros dos segmentos corporais pode auxiliar em estudos de crescimento, e fornecer índices de estado nutricional e níveis de gordura (estimativa indireta). O propósito da perimetria é mensurar: obesidade, índice de depósito de gordura e de massa muscular, desenvolvimento muscular, indicador de gordura visceral, predisposição a diabetes e doenças cardiovasculares.
O IMC é uma medida amplamente utilizada para a determinação de desnutrição, do grau de obesidade e de riscos à saúde (doenças crônicas) relacionados ao excesso de peso do avaliado, a partir das medidas de seu peso e altura. O IMC abaixo da média e acima dela apresenta alta correlação com a taxa de mortalidade. Trata‑se de um método prático, rápido e sem custo algum. O IMC é calculado por meio do peso do avaliado (em quilos), dividido pela estatura do avaliado ao quadrado (em metros).
IMC em adultos:
...