As Neoplasias
Por: Desirê Bontorin • 18/5/2019 • Trabalho acadêmico • 367 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
NEOPLASIAS
Se analisada a origem da palavra observa-se o conceito como novo crescimento (neo=novo, plasia=crescimento). Entretanto de forma mais completa e cientifica, pode-se conceituar Neoplasia como massa anormal de tecido, cujo crescimento é excessivo, não coordenado com aquele dos tecidos normais e que persiste mesmo após o término do estímulo inicial.
O nome dessa massa depende do tipo de tecido que ela afeta.
Neoplasias Mesenquimais:
• Quando o tumor for benigno usa-se o sufixo oma, como por exemplo, um tumor benigno do tecido adiposo denomina-se lipoma.
• Quando o tumor for maligno usa-se o sufixo sarcoma, como por exemplo, um tumor da musculatura lisa denomina-se leiomiosarcoma.
Neoplasias Epiteliais:
Essas nomeiam-se com base nas características micro ou macroscópicas do tumor, portanto, se tiver glândula é um nome, se não tiver é outro, se houver formação de cistos é outro, abaixo alguns exemplos.
Para as neoplasias epiteliais benignas há três denominações:
• Quando o tipo de tumor epitelial tiver glândulas ou o tecido for derivado de tecido glandular é conhecido como Adenoma;
• O Cistoadenoma que é um derivado do adenoma mas há formação de cistos, ou seja, uma cavidade delimitada por uma membrana;
• Papiloma é a neoplasia epitelial derivada de tecido de origem não glandular, conhecido por formar projeções em forma de dedinhos, tipo as microvilosidades do intestino;
(Obs.: pólipos são neoplasias epiteliais glandulares que se projetam para a superfícies da mucosa.)
Os tecidos epiteliais malignos são denominados mais facilmente, usando a palavra carcinoma + alguma característica histológica, como por exemplo, tem glândulas – logo é um adenocarcinoma ou do que o tipo histológico se assemelha, por exemplo, se parece com células escamosas, então denomina-se carcinoma espinocelular (cec).
Há também a nomenclatura das células Linfo-hematopoiético – ela é basicamente maligna. Existem os linfomas e as leucemias, é de suma importância conhecer a origem histológica, o linfoma é uma neoplasia maligna de células linfocitárias, enquanto a leucemia é uma neoplasia maligna de células hematopoiéticas.
Existem também os Teratomas, que são neoplasias com origem em células totipotentes, ou seja, em células germinativas, presentes nos ovários e testículos. Os teratomas podem ter tecidos derivados das três camadas embrionárias, ou seja, ecto, endo e mesoderme, são os famosos tumores com cabelo, dentes, gorduras, etc.
Os tumores, como explanado até aqui, podem ser benignos ou malignos
...