CONTROLE DE QUALIDADE E AUTOMAÇÃO
Por: tardin2611 • 12/4/2015 • Seminário • 3.025 Palavras (13 Páginas) • 269 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITEROÍ
DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA
CONTROLE DE QUALIDADE E AUTOMAÇÃO
PRIMEIROS SOCORROS
SANDRO GUIMARÃES
NITEROÍ
2015.1
SANDRO GUIMARÃES
PRIMEIROS SOCORROS
PROCEDIMENTOS E CUIDADOS COM A VITIMA
Trabalho realizado para aquisição de aprovação na disciplina, com objetivo de obtenção de nota e complementação de carga horaria.
NITEROÍ
2015.1
- INTRODUÇÃO
O objetivo principal deste trabalho e entender como proceder com o paciente nos mais diversos casos de emergência, e alertar na primeira abordagem as vitimam que muitas das vezes com atitudes simples, conseguimos salvar suas vidas.
Nós profissionais da área de saúde não podemos nos negar a auxiliar um paciente acidentado, porém este procedimento não deve apresentar risco legal.
Primeiros socorros são definidos como: cuidado imediato que deve ser prestado a uma vitima acidentada , cujo estado físico põe em risco sua vida.
Qualquer pessoa treinada poderá prestar os Primeiros Socorros, conduzindo-se com serenidade, compreensão e confiança. Manter a calma e o próprio controle, porém, o controle de outras pessoas é igualmente importante.
Precisamos portanto para esse procedimento:
- Entender as causas
- Conhecer lugares onde a vitima foi acidentada
- Impedir a retirada da vitima do local por terceiros
- Agir somente até onde vai nosso conhecimento técnico
O profissional não médico deverá ter como princípio fundamental de sua ação a importância da primeira e correta abordagem ao acidentado, lembrando que o objetivo é atendê-lo e mantê-lo com vida até a chegada de socorro especializado, ou até a sua remoção para atendimento.
Importante ser ágil, as vezes por questões de segundos perdemos a vida de um paciente que poderia ter sido salvo com pequenas atitudes.
- PRIMEIRAS AVALIAÇÕES, SINAIS VITAIS E DE APOIO
Para avaliar os sinais vitais e necessário que saibamos como reconhecer os sinais que o corpo emite, a diferença entre pulso e frequência cardíaca, sinais como hipotensão e hipertensão , diferenças em temperatura, atividade cardíaca entre outras. São vitais as funções exercidas pelo cérebro e pelo coração.Porém todas as funções vitais são controladas pelo Sistema Nervoso Central.
Sinais vitais são aqueles que demonstram a existência de vida. São sinais emitidos pelo corpo que permitem concluir sobre o estado geral de uma pessoa. Os sinais sobre o funcionamento do corpo humano que devem ser compreendidos e conhecidos são: · Temperatura, · Pulso, · Respiração, ·
2.1- TEMPERATURA
Um dos sinais vitais a temperatura é mantida entre produção e perda de calor pelo organismo no ambiente e deve-se ao mecanismo controlado pelo hipotálamo.
O ser humano é um ser homeotérmico, isto é, possui a capacidade de manter a temperatura corporal dentro de certo intervalo pré-determinado apesar das variações térmicas do meio ambiente.
As variações muito bruscas de temperatura podem causar danos ao paciente, um exemplo disso é: pacientes com febre alta e prolongada pode apresentar lesões irreversíveis ao sistema nervoso, devendo portanto, ser realizados procedimentos que venham a diminuir a temperatura corporal deste paciente.
Tumores, infecções, acidentes vasculares ou traumatismos podem afetar diretamente o hipotálamo e com isso perturbar o mecanismo de regulagem de calor do corpo.
Primeiros socorros para a febre: induzir no paciente medidas que venham a resfria-lo , compressas úmidas nas temporas, pescoço, axila e virilha ( locais onde encontramos vasos de grosso calibre). Banho frio ou manta fria é uma ótima solução em individuo adulto.
Em caso de febre devemos tentar entender qual foi o motivo que levou o paciente a ter aumento de temperatura, pois nada mais é do que um sinal de que algo de errado está acontecendo.
2.2- PULSO
O pulso também compõe os sinais vitais que quando se toca uma artéria, o pulso arterial é percebido como uma expansão da parede arterial em sincronia com o batimento cardíaco. A expansão é devida à distensão súbita da parede arterial originada pela ejeção ventricular na aorta e sua transmissão aos vasos periféricos.
Para conseguirmos verificar o pulso cardíaco do paciente, e necessário e mais correto que sejam utilizados os dedos indicadores e médios, pois erradamente utilizando o polegar, a pulsação do socorrista , pode ser confundida com a do paciente.
As alterações percebidas no pulso, podem ser resultado em uma alteração no volume do fluxo sanguíneo. As causas fisiológicas que aumentam os batimentos do pulso são: digestão, exercícios físicos, banho frio, estado de excitação emocional e qualquer estado de reatividade do organismo. No desmaio as pulsações diminuem.
2.3- RESPIRAÇÃO
A respiração é uma função essencial à vida. É através dela que o corpo promove permanentemente o aporte de oxigênio necessário ao organismo, vital para a manutenção da vida, ou seja, é necessária para que haja oxigenação dos tecidos e previne hipoxia tecidual.
A percepção de presença da respiração é uma conduta básica no atendimento em primeiros socorros, e pode ser realizada de duas maneiras: através do tato, onde colocamos o dorso da mão em posição anterior ao nariz e podemos senti - lá e através da observação da atividade torácica.
...