Caso clínico eletroterapia
Por: paulovalenca • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.010 Palavras (5 Páginas) • 8.795 Visualizações
homem de 60 anos, sofreu uma fratura de fêmur, essa fratura não foi exposta, mas foi necessário realizar uma cirurgia para colocação de placa e parafuso.
8 semanas depois do evento, foi liberado para começar a fisioterapia com descarga de peso. Quando foi avaliado, o paciente relatou ainda sentir dor no local da cirurgia e dor para deambular. Este paciente relatou que passava muito tempo deitado e cansado a realizar pequenos esforços e medo de ficar em pé com apoio do peso do corpo sobre o membro que tinha sido fraturado.
O fisioterapeuta relatou que o PCT apresentava hipotrofia de: iliopsoas, quadriceps, ísquio-tibiais, triceps-sural. Também apresentava redução de ADM de: Flexão de quadril, flexão de joelho, e grau 2 de força. Apresentava também edema leve no pé, porém crônico.
RESPOSTAS:
EM RELAÇÃO A DOR NO LOCAL DA CIRURGIA:
R: INDICARIA O USO DO TENS CONVENCIONAL, FREQUÊNCIA ALTA (40 A 200 Hz), TRATAMENTO DE 20 A 30 MINUTOS.
ALÉM DE SER NÃO-INVASIVO E NÃO-FARMACOLÓGICO E CONFORTÁVEL PARA O PACIENTE EM QUASE TODOS OS CASOS.
OBJETIVO: ALIVIAR A DOR DO PACIENTE.
MUITO TEMPO DEITADO E CANSADO A REALIZAR PEQUENOS ESFORÇOS DE ATIVIDADE DIÁRIA, MEDO DE FICAR DE PÉ COM DESCARGA DE PESO NO MEMBRO ACOMETIDO.
R: REALIZAR EXERCÍCIOS ISOMÉTRICOS, 3 SÉRIES COM 8 (OITO) REPETIÇÕES CADA, DURANDO EM MÉDIA 20 SEGUNDOS CADA REPETIÇÃO. COLOCAR O PACIENTE PARA DEAMBULAR NO CORRIMÃO, ORIENTANDO O MESMO A REALIZAR DESCARGA DE PESO SOBRE O MEMBRO ACOMETIDO ASSISTIDO PELO FISIOTERAPEUTA. REALIZAR EXERCÍCIOS DE PROPRIOCEPÇÃO EX: PRANCHA – 3(TRÊS) REPETIÇÕES DE 10 MINUTOS, ASSISTIDO PELO FISIOTERAPEUTA. INDICARIA TAMBÉM A HIDROTERAPIA , COM PRANCHAS OU BOLAS E EXECUTANDO A PRÓPRIA MARCHA DENTRO DA PISCINA UTILIZANDO BARRAS PARALELAS, 20 MINUTOS POR SESSÃO. INDICARIA PARA O PACIENTE O USO DO ANDADOR COM RODAS DIANTEIRAS, PARA FORNECER MAIOR MOBILIDADE DE MOVIMENTO E INDEPENDÊNCIA NAS SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS DENTRO DE CASA, ENQUANTO AJUDAM NO EQUILÍBRIO E PROMOVEM CONFIANÇA NA DEAMBULAÇÃO. MAS SEMPRE VISANDO EM REALIZAR O DESMAME DO DISPOSITIVO AUXILIAR DA MARCHA, ASSIM QUE O PACIENTE ESTIVER PREPARADO.
OBJETIVO: FAZER COM QUE O PACIENTE GANHE FORÇA AOS POUCOS PARA VOLTAR A SUA ROTINA DIÁRIA, RESISTÊNCIA E CONFIANÇA SOBRE O MEMBRO ACOMETIDO. VOLTAR A TER A PROPRIOCEPÇÃO DO MEMBRO AFETADO, PARA PODER REALIZAR A MARCHA.
HIPOTROFIA DE: ILIOPSOAS, QUADRÍCEPS, ISQUIOTIBIAIS E TRÍCEPS-SURAL:
R: REALIZAR MOBILIZAÇÕES SUAVES DO GRUPAMENTO MUSCULAR ACOMETIDO, ATRAVÉS DE MOVIMENTOS DE FLEXÃO E EXTENSÃO, ADUÇÃO E ABDUÇÃO E ROTAÇÕES SUAVES PACIENTE EM DECÚBITO LATERAL, EXERCÍCIOS HIDROCINESIOTERAPÊUTICOS COM TAMBÉM PERNADAS OU COM EQUIPAMENTOS DE RESISTÊNCIA MODERADA , PASSOS LATERAIS , ENDAR PARA FRENTE E PARA TRÁS, CAMINHAR EM DIFERENTES DIREÇÕES, EFETUAR MOBILIZAÇÃO PASSIVA, ATIVA ASSISTIDA, E DEPOIS ATIVA DO QUADRIL, JOELHO E PÉ, EFETUAR A UTILIZAÇÃO DE MARCHA ASSISTIDA NAS ESCADAS SUBMERSAS, COM 3(TRÊS REPETIÇÕES) DE 5 MINUTOS PARA CADA EXERCÍCIO ESTIPULADO.
OBJETIVO: EXERCITAR O GRUPAMENTO MUSCULAR HIPOTRÓFICO DEVIDO A FALTA DE MOBILIZAÇÃO, GERANDO FORÇA MUSCULAR E MOBILIZAÇÃO ARTICULAR, OS QUAIS FICARAM IMOBILIZADOS POR UM GRANDE PERÍODO.
REDUÇÃO DE ADM DE: FLEXÃO DE QUADRIL, FLEXÃO DE JOELHO:
R: REALIZARIA EXERCÍCIOS DE FLEXÃO DE QUADRIL ASSISTIDO PELO FISIOTERAPEUTA, EM 3 SÉRIES DE 10 REPETIÇÕES CADA, AO FINAL DE CADA SÉRIE, UMA PAUSA EM FLEXÃO DE 30 SEGUNDOS.
FLEXÃO DE JOELHO: REALIZARIA FLEXÃO DE JOELHO ASSISTIDA PELO FISIOTERAPEUTA, EM 3 SÉRIES DE 10 REPETIÇÕES CADA. AO FINAL DE CADA SÉRIE UMA PAUSA EM FLEXÃO DE 30 SEGUNDOS.
OBJETIVO: GANHAR AMPLITUDE DE MOVIMENTO EM ARTICULAÇÕES DO JOELHO E COXO-FEMURAL QUE SÃO ESSENCIAIS PARA DEAMBULAÇÃO DO PACIENTE.
GRAU 2 DE FORÇA: REALIZAR EXERCÍCIOS RESISTIDOS "SEM A GRAVIDADE " SOBRE A ARTICULAÇÃO QUE ESTIVER TRABALHANDO.
EX: FLEXÃO DO JOELHO DIREITO: PACIENTE DEITADO EM DECÚBITO LATERAL DIREITO, E COM O USO DO TERABAND, SOLICITARIA AO PCT A FLEXÃO DO JOELHO DIREITO ASSISTIDO PELO FISIOTERAPEUTA.
OBJETIVO: ESTIMULAR O ISQUIOTIBIAIS A REALIZAR FLEXÃO DO JOELHO, ENQUANTO O QUADRÍCEPS A EXTENSÃO, PROVANDO O ESTIMULO E FORÇA DOS MÚSCULOS NO GRAU 2 PARA EVOLUÇÃO GRADATIVA GRAU 3...
EDEMA LEVE NO PÉ, PORÉM CRÔNICO:
R: INTRODUZIR A CONDUTA FISIOTERPÊUTICA COM ELETROTERAPIA, UTILIZANDO O MÉTODO DE CORRENTE CONTÍNUA COM EQUIPAMENTO ELETROTERAPÊUTICO, COM CORRENTE DE BAIXA FREQUÊNCIA DE 0,1 A 250HZ, NESTE CASO UTILIZAR EM TORNO DE 0,15 ma. COM TEMPO DE APLICAÇÃO DE 10 A 15 MINUTOS DIRETAMENTE NA LOCALIDADE.
(OBS: O EDEMA DEVE SER AVALIADO SE ECONTRA-SE NO ESTADO DURO OU MOLE, DEVENDO SER ADMINISTRADA CONDUTA COM OS PÓLOS IDEAIS PARA CADA CASO).
OBJETIVO: ALÍVIO DO QUADRO ÁLGICO LOCAL AUMENTO O LIMIAR DE EXCITABILIDADE DAS FIBRAS NERVOSAS SENSITIVAS, REDUÇÃO DO EDEMA ELETROOSMOSE EFETUANDO DESLOCAMENTO DOS LÍQUIDOS, REDUÇÃO DO QUADRO INFLAMATÓRIO E CONSEQUENTEMENTE A REGENERAÇÃO TECIDUAL CUTÂNEO.
...