Exercícios Farmacocinéticos
Por: franpontesss • 10/11/2019 • Seminário • 561 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
CURSO DE FISIOTERAPIA
Disciplina : Farmacologia
Exercícios farmacocinética
Data: 15/03/2010
Nome do aluno:
1. A absorção é a primeira etapa que vai desde a escolha da via de administração até a chegada da droga a corrente sanguínea. Quais as maneiras que as pequenas moléculas da droga utiliza para atravessar as membranas celulas? Difusão direta através dos lipídios; Difusão pelos poros aquosos formados por proteínas especiais(aquaporinas) que atravessam os lípideos; Transportadores;(combinando-se com uma proteína transportadora na membrana que se liga a uma molécula em um lado da membrana, muda de conformação,e libera do outro lado)
2. A difusão por lipídios é um dos determinantes mais importantes das características farmacocinéticas de um fármaco. Explique e exemplifique como ocorre o processo de passagem das drogas ácidas e básicas para atravessarem as membranas. Substâncias apolares penetram livremente nas membranas celulares por difusão. Se dissolvem livremente na camada lipídica da membrana(que estão no estado líquido à temperatura corporal) Constitui um dos determinantes mais importantes das características farmacocinéticas de um fármaco. Coeficiente de Permeabilidade (P) Dá o número de moléculas que atravessam a membrana por área na unidade de tempo. As moléculas permeantes devem estar presentes em número suficiente na membrana e ser móveis dentro dela para que ocorra uma passagem rápida. Fatores Físico-Químico que contribuem:Solubilidade da membrana – coeficiente de partição para a substância distribuída entre as fases da membrana e o ambiente aquoso;Difusibilidade – coeficiente de difusão.( medida de mobilidade das moléculas na camada lipídica), pH e ionização: BH+ e A- (Bases e ácidos fracos)Æ lipossolubilidade muito baixa praticamente incapaz de atravessar a membrana.(exceto que tenha um mecanismo de transporte); B e AH ( sem carga)Æ Fármacos não-ionizados, a espécie sem carga é suficientemente lipossolúvel para permitir uma rápida difusão através da membrana. Partição por pH e retenção de íons , A ionização afeta a velocidade com o qual os fármacos atravessam as membranas. Conseqüências da partição do pH: acidificação da urina acelera a eliminação de bases fracas e retarda a de ácidos fracos;Alcalinização da urina tem efeito oposto; reduz a eliminação de bases fracas e aumenta a de ácidos fracos. Conseqüências da partição do pH: Ex: A absorção de um fármaco ácido, como a aspirina , é aumentada por fármacos que aceleram o esvaziamento gástrico (ex. Metoclopramida) e retarda por fármacos que o reduzem (propantelina) a despeito do fato de que o pH ácido do estômago favorece a absorção de ácidos fracos.
3. Sabemos que as proteínas também ajudam a fazer o transporte dos fármacos ligando-se a eles, mudando de conformação e liberando a droga do outro lado da membrana. Como ocorre esta passagem? TRANSPORTE MEDIADO POR TRANSPORTADORES Envolvem uma molécula transportadora, ou seja, uma proteína transmenbrana que liga uma ou mais moléculas
...