Mecanismos Homeostáticos no Homem
Por: gabi.20 • 7/9/2015 • Relatório de pesquisa • 519 Palavras (3 Páginas) • 1.066 Visualizações
Aula Prática 1 – Mecanismos homeostáticos no homem 24/02/2014
Relatório:
1)Quais as alterações detectadas no experimento? Existe alguma relação funcional entre os parâmetros estudados? Explique
Percebemos alterações na temperatura, frequência cardíaca, frequência respiratória e suor logo após a atividade física, essas alterações passam de seus estados normais de repouso para o aumento desses mecanismos imediatamente depois da atividade e em seguida de 5 a 10 min após a prática os valores voltam ao estado normal.
Existe relações funcionais entre esses parâmetros, como por exemplo numa corrida, o aumento da temperatura faz ocasionar o suor para manter o equilíbrio ou a diminuição da temperatura que ocasiona os tremores para que os músculos continuem se aquecendo, tudo esta em equilíbrio no nosso corpo.
2)Qual a importância do organismo estar em equilíbrio ? Discuta as complicações provocadas por alterações na temperatura, pH e osmolaridade.
No corpo humano existem várias células que constituem sistemas e órgãos, todas essas células presentes em um indivíduo precisam de condições estáveis para manter suas atividades normais e contribuir para a saúde do corpo.
Através da homeostase (controle das condições estáveis no meio interno), fatores como a manutenção das concentrações normais dos elementos sanguíneos, temperatura, pH, balanço hídrico, pressão arterial e outras substâncias são a todo instante equilibradas no organismo.
Quando as terminações nervosas detectam uma queda na temperatura, além da sensação subjetiva de frio e arrepios, surge uma vasoconstrição ( diminuição do calibre) dos vasos sanguíneos principalmente da pele. Por isso a pele fica fria. Essa é a resposta inicial do corpo, no sentido de diminuir a perda de calor, mantendo a temperatura corporal interna. Quando essa vasoconstrição não é eficiente para evitar a queda da temperatura, surgem os temores. Os tremores são contrações involuntarias dos musculos esqueleticos, que gera calor. contrações involuntarias dos musculos esqueleticos, que gera calor.
Se a exposição ao frio ambiental é prolongada, os tremores diminuiem ou cessam, surgem alterações mentais e diminui a performase motora. Progressivamente há um colapso do mecanismo termorregulador, inclusive com vasodilatação na pele e consequencia perda de calor para o exterior.
Nas células do nosso corpo, o CO2 é continuamente produzido como um produto terminal do metabolismo. Por exemplo , quando a respiração é deficiente, a hipoventilação acarreta o aumento da concentração de CO2 no sangue, o que provoca o deslocamento do equilíbrio para a direita, aumentando a concentração de H+ e diminuindo o pH sanguíneo ou um ataque de histeria ou de ansiedade pode levar uma pessoa a respirar muito rapidamente, essa hiperventilação acarreta a perda de uma quantidade maior de CO2 pelos pulmões, o que provoca o deslocamento do equilíbrio para a esquerda, diminuindo a concentração de H+ e aumentando o pH do sangue
No corpo humano, como era de se esperar, existe equilíbrio osmolar entre o líquido intracelular e extracelular. O principal soluto responsável pela osmolaridade
...