O Acidente Vascular Encefálico (AVE)
Por: juh1303 • 1/6/2015 • Relatório de pesquisa • 534 Palavras (3 Páginas) • 675 Visualizações
O acidente vascular encefálico (AVE) é uma condição clinica isquêmica ou hemorrágico que comprometem o sistema nervoso central e pode desencadear déficits motores e cognitivos. Varias pesquisas são feitas com o intuito de se otimizar a reabilitação funcional, deixando o individuo com menos déficit possível, para que possa retomar suas atividades de vida diárias (AVD), e para isso esta sento explorado os avanços tecnológicos e aparelhos de realidades virtual, no caso do trabalho que foi utilizado para este resumo o Nintendo Wii.
O AVE atualmente afeta 15 milhões de pessoas por ano, sendo que 5 milhões morrem e outros 5 milhões permanecem incapazes de realizar suas atividades diárias.
Indivíduo afetado por um AVE tem predisposição a desenvolver sedentarismo, por conta de seu nível de atividade física, ser reduzido, ele pode passar mais da metade do seu dia repousando na cama, o que causa imobilidade prolongada, provocando perda gradual de massa muscular e óssea, aumentando assim os riscos de osteoporose e quedas.
Para uma boa recuperação é importante a pratica regular de atividade físicas e a ausência das lesões encefálicas previas. O tipo do AVE (isquêmico ou hemorrágico) também denomina parte do prognostico do paciente.
Como já citado a cima, os avanços tecnológicos começaram a ser explorados para diminuição dos déficits provocados pelo AVE. Isso vem tornando comum o uso de aparelhos cada vez mais sofisticados.
Uma das abordagens mais recentes é a Realidade Virtual ( Virtual rehabilitation), que tem como objeto incentivar o uso de funções motoras grossas e finas. A explicação para a eficácia dessa maneira de reabilitação se apóia na teoria na reorganização mediadas por neurônios espelhos, responsáveis pela imagética motora, ou seja imaginação ou visualização de movimentos que facilitam o aprendizado.
No entanto apesar do recente sucesso na reabilitação, há certas limitações no uso do Nintendo Wii (Wii rehabilitation) em todos os tipos de terapias. Os jogos regulares possuem um nível de dificuldade muito grande para indivíduos com limitações motoras importantes. Por isso pode apresentar limitações quanto ao uso.
O método usado para ser fazer o artigo que foi utilizado para este resumo foi uma revisão literária.
A conclusão que se foi feita é a que o material literário ainda é muito escassa sobre o assunto para definir a eficácia do Nintendo Wii, no entanto, considerando os achados nas pesquisas, percebe-se que o emprego desta ferramenta é capaz de promover o bem estar e trabalhar os movimentos que estimulam funções corporais básicas, como usar um talher, tomar banho ou pentear o cabelo, como fim terapêutico pode ser um aliado valoroso para os profissionais. Porem novos estudos devem ser realizados o wii e as outras ferramentas de realidade virtual que surgem a cada dia, para que se aumente o nível de evidencia cientifica quanto ao uso destes recursos na reabilitação de indivíduos portadores de sequelas de AVE.
Referencia:
Souza LB, Paim CRP, Imamura M, Alfieri FM
...