Os Potenciais do Deficiente Intelectual
Por: Maria da Guia Oliveira • 6/11/2022 • Resenha • 1.188 Palavras (5 Páginas) • 117 Visualizações
Atividades psicomotoras que podem ser aplicadas (objetivo)
Potenciais do Deficiente Intelectual
- O deficiente intelectual pode ser alfabetizado, embora tenha um nível cognitivo e motor abaixo da sua idade cronológica.
- Realizar tarefas simples e algumas mais complexas.
- Praticar atividades psicomotoras com certo grau de desempenho, atividades esportivas adaptadas ao seu limite.
- Relacionar-se com a sociedade que convive;
Acesso ao conhecimento para indivíduo com deficiência intelectual, deve o educador:
Para um bom aproveitamento do ensino-aprendizagem, o professor deve proporcionar ao deficiente intelectual um ambiente tranquilo, de modo a mantê-lo sempre ocupado, promover a realização de jogos, brincadeiras conforme a fase de desenvolvimento em que se encontra transformando a aprendizagem em algo lúdico, agradável, com o objetivo de que a criança demonstre criatividade e iniciativa e dividir as atividades em etapas, ensinando uma a uma até que a criança seja capaz de desenvolver sozinha dentro do seu tempo e de acordo com seu interesse.
Jogos e brincadeiras como recurso pedagógico
O Brincar desenvolve habilidades da criança de forma natural. Pelas brincadeiras e jogos a criança aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a criatividade, sem medo, sem cobranças e de uma forma prazerosa. De certo será para o deficiente intelectual, que por meio da brincadeira pode desenvolver a imaginação, a confiança, autoestima, autocontrole e cooperação.
Os jogos e brincadeiras são ferramentas que os educadores podem utilizar para estimular o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, linguístico, físico motor, os quais devem ser orientadas de acordo com o objetivo que se pretende alcançar, o que se quer desenvolver: habilidades motoras, perceptivas ou noção de tempo de espaço.
O professor deve definir, previamente, seus objetivos e o espaço de tempo que o jogo vai ocupar em suas atividades e separar os materiais que serão utilizados.
Os Jogos e brincadeiras utilizados com crianças com deficiência intelectual são utilizados para estimular o desenvolvimento da criança e facilitar na aprendizagem da escola. As atividades psicomotoras devem ser orientadas de acordo com os objetivos que se quer alcançar. Podendo ser o desenvolvimento das habilidades motoras, habilidades perceptivas ou a noção de tempo e espaço, possibilitando que a criança com deficiência intelectual se torne cada vez mais autônoma, melhorando a autoestima e a consciência corporal.
A criança aprende, verbaliza, comunica-se com as pessoas, internaliza novos comportamentos e, consequentemente, se desenvolve.
Exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas com a participação do deficiente intelectual
Os jogos e brincadeiras abaixo sugeridos, divididos por área de desenvolvimento, podem ser trabalhados com os alunos, de forma lúdica e pedagógica, no sentido de estimular o desenvolvimento da criança e facilitar a aprendizagem.
IMAGEM E ESQUEMA CORPORAL
Sugestão: BONECO ARTICULADO
Objetivo: Noção do esquema corporal, conscientização sobre as partes do corpo e suas posições, habilidade manual.
As partes do corpo recortadas em cartolina: cabeça, pescoço, tronco, dois braços, dois antebraços, duas mãos, duas coxas, duas pernas e dois pés. Para juntar as partes fazendo as articulações, podem ser feitos furos com o furador de papel e colocadas tachas, que se abrem depois e perfurar o papel.
Possibilidades de exploração:
-Recortar e montar o boneco articulado.
-Pedir a uma pessoa que sirva de modelo, assumindo diferentes posições que os alunos procurarão reproduzir com seus bonecos.
-Fazer o exercício contrário, colocar o boneco em posições que as pessoas deverão representar.
-Descobrir quais as posições que podem ser feitas com o boneco mas que são impossíveis de serem realizadas pelo ser humano.
COORDENAÇÃO MOTORA
Sugestão: PASSA O CORDÃO
Objetivo: Motricidade, coordenação bimanual, recorte e enfiagem, atenção e concentração, orientação espacial.
Possibilidades de exploração:
- Usado como treino de contas para enfiar.
- Formar números, letras, formas etc.
Sugestão: BOLICHE DE LATAS
Objetivo: Motricidade, coordenação motora ampla, coordenação viso-motora, arremesso ao alvo, controle de força e direção.
Possibilidades de exploração:
-Empilhar as latas fazendo um castelo.
-Jogar como boliche: cada jogador arremessa três bolas, tentando derrubar
todas as latas.
-Contar os pontos de acordo com os números escritos nas latas derrubadas.
-Vence o jogo quem tiver feito mais pontos.
ORIENTAÇÃO ESPACIAL
Sugestão: MODELOS COM FÓSFOROS
Objetivo: Pensamento, orientação espacial, discriminação visual, atenção e concentração, reprodução de modelos.
Utiliza-se papel sulfite ou cartolina e cria desenhos, números, formas, figuras geométricas
Possibilidades de exploração:
ORIENTAÇÃO TEMPORAL
Sugestão: CALENDÁRIO DE PANO
Objetivo: Desenvolver a noção de tempo e a sequência lógica dos dias do mês, as estações do ano e as formas de vestuário adequadas ao clima.
Possibilidades de exploração:
Diariamente
...