O PAPEL DA LUDICIDADE COMO RECURSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DEFICIENTE INTELECTUAL NO ENSINO APRENDIZAGEM ITAQUAQUECETUBA
Por: Adriana Garcia • 30/9/2019 • Trabalho acadêmico • 6.151 Palavras (25 Páginas) • 315 Visualizações
UNIVERSIDADE GUARULHOS – UnG
CURSO DE PEDAGOGIA
ADRIANA ROSA GARCIA
CAMYLA ALVES LOPES
KELLI PEREIRA MASCENA
O PAPEL DA LUDICIDADE COMO RECURSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DEFICIENTE INTELECTUAL NO ENSINO APRENDIZAGEM
ITAQUAQUECETUBA
2016
UNIVERSIDADE GUARULHOS – UnG
CURSO DE PEDAGOGIA
ADRIANA ROSA GARCIA
CAMYLA ALVES LOPES
KELLI PEREIRA MASCENA
O PAPEL DA LUDICIDADE COMO RECURSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DEFICIENTE INTELECTUAL NO ENSINO APRENDIZAGEM
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Guarulhos como requisito para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Prof.ª Especialista Cibeli da Rocha Ferreira de Moraes
ITAQUAQUECETUBA
2016
ADRIANA ROSA GARCIA
CAMYLA ALVES LOPES
KELLI PEREIRA MASCENA
O PAPEL DA LUDICIDADE COMO RECURSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DEFICIENTE INTELECTUAL NO ENSINO APRENDIZAGEM
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Guarulhos como requisito para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia.
BANCA EXAMINADORA
Professora Especialista Cibeli da Rocha Ferreira de Moraes
Professor(a) Avaliador(a)
Professor(a) Avaliador(a)
Itaquaquecetuba, ______ de _____________________________________de 2016
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente a Deus, pelo dom da vida, pela força diária que ele nos dá para que podemos batalhar e alcançar os nossos sonhos, objetivos e superar as dificuldades.
As nossas famílias, por todo amor e apoio que tivemos ao longo de nossas vidas, especialmente nesse período acadêmico.
Ao corpo docente do curso de Pedagogia da Universidade Guarulhos, que nos acompanharam durante esta caminhada e por nos proporcionar conhecimentos tão valiosos que contribuíram na nossa formação.
A nossa professora orientadora Cibeli da Rocha Ferreira de Moraes, por nos orientar durante este trabalho de conclusão de curso.
A todos qυе diretamente оυ indiretamente fizeram parte da nossa formação, о nosso agradecimento.
“Brincar, para a criança, é tão importante e sério como trabalhar é para o adulto. Ou mais até, porque dificilmente encontramos um adulto tão dedicado ao seu trabalho como a criança o é à sua brincadeira. O trabalho é dirigido de fora, pelas necessidades e metas dos adultos. Brincar brota de dentro da criança.”
(Renate Keller Ignácio)
RESUMO
A ludicidade tem sido amplamente utilizada no processo de ensino aprendizagem por ser uma ferramenta que favorece o desenvolvimento das habilidades mentais, físicas, emocionais sociais e cognitivas, ela é uma importante atividade para o desenvolvimento infantil por ser completa e educativa. O objetivo do presente trabalho é verificar o papel da ludicidade como recurso de desenvolvimento da criança deficiente intelectual no ensino aprendizagem. Divididos em quatro capítulos, o primeiro abrange sobre a deficiência intelectual e as atividades lúdicas, o segundo sobre a contribuição do lúdico sob ótica de vários autores, principalmente de Vygotsky, na educação das crianças especiais, o terceiro sobre os jogos e brincadeiras sugeridos para o desenvolver das habilidades e para finalmente abordar o lúdico como recurso que contribui no desenvolvimento da aprendizagem das crianças deficientes.
Palavras-chaves: lúdico, crianças, aprendizagem, deficiência intelectual, ludicidade.
ABSTRACT
Lucidity has been widely used in the learning teaching process because it is a tool that favors the development of mental, physical, emotional, social and cognitive skills; it is an important activity for children's development because it is complete and educational. The aim of the present study is to verify the role of playfulness as a resource for the development of the intellectual disabled child in teaching learning. Divided into four chapters, the first includes intellectual disability and play activities, the second on the contribution of the playful from the perspective of various authors, especially Vygotsky, in the education of special children, the third on games and games suggested for the develop skills and finally approach the play as a resource that contributes to the development of learning of disabled children.
Keywords: playful, children, learning, intellectual disability, lucidity.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 8
1. O BRINCAR E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL 10
2. CONTRUIBUIÇAO DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL 14
3. BRINCADEIRAS E JOGOS SUGERIDOS 19
4. O LÚDICO COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DEFICIENTE 24
CONCLUSÃO 27
REFERÊNCIA 29
INTRODUÇÃO
Uma das características que a criança deficiente intelectual possui, é o atraso no desenvolvimento cognitivo, as habilidades não são desenvolvidas de acordo com a idade que ela se encontra, ou seja, seu funcionamento intelectual é abaixo da média, além disso ela apresenta limitações em habilidades como: comunicação, cuidados com higiene e saúde, relacionamentos sociais, segurança, aprendizagem, habilidades profissionais e lazer. Por estas razões elas tem maior dificuldade de aprendizado, causado pela redução do seu baixo desenvolvimento.
...