Resumo de artigo : Efeito da ortese AFO na descarga de peso de pacientes com AVC
Por: ange90 • 10/11/2015 • Artigo • 307 Palavras (2 Páginas) • 1.096 Visualizações
Efeito da órtese tornozelo-pé (AFO)no suporte de peso de
pacientes com AVC crônicas executando várias
tarefas permanentes funcionais
O suporte de peso tem grande influencia no comportamento funcional de um paciente com acidente vascular cerebral. A assimetria de descarga de peso esta relacionada à função motora do paciente com AVC, a capacidade de deslocamento anteriormente e lateralmente é conhecida como a habilidade de andar.
O AVC pode ter várias manifestações clínicas, dependendo do nível em que ocorreu a lesão. Um dos problemas é a mudança do peso-rolamento durante um exercício ou na posição em pé.
A reabilitação funcional tem como objetivo a redução da assimetria de peso no paciente.
A órtese AFO é usada para melhorar a transferência de peso, conseqüentemente a marcha do paciente hemiplégico, tem como objetivo a correção parcial da marcha anormal, como o pé caído durante a fase de balanço e instabilidade ântero-posterior do tornozelo, e protege a articulação talocrural contra possíveis lesões. A AFO também aumenta descarga de peso do corpo no lado comprometido, reduzindo o gasto de energia enquanto o paciente anda.
O estudo foi feito com base em cinco tarefas funcionais: levantar de uma cadeira, posição tranqüila, deslocamento lateral de peso, mudança de peso para frente e para trás. Foi avaliado como o AFO participou no suporte de peso do paciente com AVC e qual foi o desempenho do paciente nessas cinco tarefas funcionais.
O resultado apresentado pelo estudo foi o aumento da capacidade de suporte de peso no lado afetado enquanto usava-se a órtese AFO, isso em todas as tarefas. Por tanto o uso da AFO permite que o paciente hemiplégico desloque o peso em varias direções com maior facilidade, melhorando assim sua marcha.
Referências:
Kyoung D. K.; Hyun J. L.; Myoung H. L.; Gak H.; J.; Effect of ankle-foot orthosis on weight bearing of chronic stroke patients performing various functional standing tasks; Phys. Ther. Sci. 27: 1059–1061, 2015.
...