O Laudo Fonoaudiológico
Por: Lizandra Garcia • 5/12/2017 • Exam • 1.560 Palavras (7 Páginas) • 8.513 Visualizações
PARECER FONOAUDIOLÓGICO
PADRÃO NARRATIVO
PADRÃO DE LINGUAGEM
PADRÃO DE FALA ESPONTÂNEA
INTERPRETAÇÃO DE CENAS DE AÇÕES
SIGNIFICADO/SIGNIFICANTE
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO
NOME: ADJALME MARCIANO ESNARRIAGA NETO DN: 06/06/2012
SEXO: MASCULINO
DATA: NOVEMBRO/ 2017 IDADE: 5 ANOS 05 MESES
PADRÃO NARRATIVO
NARRATIVA INFANTIL ORAL
Nível de narrativa descritivo sendo capaz de compreender a história contada, elegeu corretamente os cartões referentes à mesma, demonstrando coerência e coesão com os relatos apresentados.
PADRÃO DE LINGUAGEM
CANAIS DE COMUNICAÇÃO
EXPRESSÃO / RECEPÇÃO
FONOLOGIA
Expressão – articulação dos sons da fala – com múltiplos desvios articulatórios como omissões e trocas sistemáticas do /r/, bem como a troca assistemática do /s/ por /x/ no início das palavras acompanhados das vogais i, e, o. Distorções, omissões e trocas diversas e sem ensurdecimento dos sons.
Recepção – audição e discriminação dos sons falados – normal e adequada para a idade
MORFOLOGIA E SINTAXE
Expressão – utilização de estruturas gramaticais de linguagem – em desenvolvimento
Recepção – compreensão de estruturas gramaticais da linguagem – normal e adequada para a idade
SEMÃNTICA
Expressão – utilização de vocabulário, significado e conceitos – em desenvolvimento.
Recepção – compreensão de vocabulário, significado e conceitos – normal e adequada para a idade.
HABILIDADE FUNDAMENTAL DA LINGUAGEM
Expressão – conversa – adaptada com predomínio de fala infantil distorcida apresentou em fala espontânea ausência do /r/ em sílaba simples e encontro consonantal. Nomeia palavras isoladas, e há presença de produção frasal embora elementar.
Recepção – compreensão da linguagem falada – normal e adequada para a idade.
INTERPRETAÇÃO DE CENAS DE AÇÕES
Apresentou adequada compreensão do que foi mostrado, conseguiu identificar as diferentes ações e nomeá-las corretamente. Mostrou coerência e coesão na atividade, relacionando o conteúdo das figuras as suas ações. Mostrou as figuras da menina suja; do menino cavalgando; fazendo tarefa; comendo, entre outras.Tem compreensão de elementos referentes a aspectos objetivos e foi capaz de repetir palavras da frase enunciada pela experimentadora. Ana estava escovando os______dentes, Paulo e Beto estão brincando de ____luta.
OBSERVAÇÃO:
Já deve ser trabalhado a construção frasal e podem ser usadas frases expressas pela experimentadora e que são devidamente completadas pela criança e aos poucos ampliadas, podemos usar figuras disparadoras de ações diversas.
Como: Ana estava escovando os DENTES; Ana estava escovando os DENTES NO BANHEIRO...e assim sucessivamente.
PADRÃO DE FALA ESPONTÂNEA
Tem vocabulário bom, discriminou vários animais, objetos, cores e meios de transportes, identificou corretamente a bola, a cama, o pai da princesa, a moto, a boca, o bolo como referência de aniversário e a casa, sempre relacionando a imagem ao contexto solicitado. Apresentou boa organização do pensamento e no tema dos meios de transportes pegou adequadamente o carro; a moto; o barco; o ônibus sempre associando a imagem ao objeto e depois, usamos o martelo para força de emissão das palavras, neste caso foi possível verificar uma fala melhor articulada.
Em outras atividades apenas na demanda de solicitação verbal realizada pelo pai, mãe e experimentadora, neste caso, demonstrou capacidade de receber e atender a ordem simples e com certa complexidade, entregando corretamente as demandas solicitadas.
CADA BICHO NO SEU LUGAR
Nesta atividade de levar os animais a suas respectivas casas foi possível constatar compreensão da atividade e procedimento adequado com a demanda de solicitação verbal, sendo possível discriminar os animais e suas casas corretamente. Fez uso de imitação e repetiuo nome dos animais. Nesta atividade foi introduzida uma placa para encaixe de fichas com o propósito de silabar as palavras e produzir uma melhor articulação das mesmas o que foi verificado.
PADRÃO DE FALA- OFAS( ORGÃOS FONOARTICULATÓRIOS)
Com alterações articulatórias. Presença de início de dentição decídua. Lábios entre abertos, indicando respiração oral.
Ausência de /r/ em sílabas simples e nos encontros consonantais.
Voz com intensidade baixa em alguns momentos e fala infantilizada.
Exemplos de palavras apresentadas com alterações:
RATO=ATO;
MARTELO=MATELO;
AMARELO=AMALELO
TARTARUGA=TARTALUGA;
SOL=CHOL;
ESCADA=ISCADA
ROSA=OSA
PRETO=PETO
SIGNIFICADO E SIGNIFICANTE
Atividade em que deve apontar determinado objeto por meio de sua função atribuindo o nome do mesmo, tipo: me dê aquilo que serve para sentar, entregou corretamente a cadeira; quero aquilo que serve para arrumar o cabelo, pegou o pente;o que serve para subir entregou a escadaquando solicitei o que serve para abrir a porta falou a casa, depois ajustou e pegou a chave. Fez nomeação espontânea das palavras embora nem sempre tenha nomeado corretamente as mesmas, foi capaz de atribuir função para alguns objetos. Nesta atividade ficou bem claro sua compreensão dos diferentes conceitos mostrados e da capacidade de dar função aos diversos objetos apresentados.
VOCABULÁRIO E EMISSÃO – PLACAS E FICHAS
Neste item por meio de placas com imagens diversas ele deve buscar aquelas solicitadas, tipo o que serve para comer, bolo, mostrando conhecer o objeto e sua respectiva função. Tem compreensão adequada das situações referentes a diferentes categorias e usa de modo razoável a nomeação além da compreensão referentes as funções. Neste caso, foi utilizado a técnica de impulso distal, que consiste em bater na mesa para permitir ganhos de emissão das palavras solicitadas melhorando a capacidade de emissão da fala, nos dois casos os ganhos foram significativos.
...