A Biomedicina Biossegurança E Gerenciamento De Resíduos Em Saúde
Por: Jakellinegz • 10/8/2023 • Relatório de pesquisa • 255 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
ROTINA DE GERENCIAMENTO DE RESIDUOS NO ESTABELECIMENTO | [pic 1] |
Ano: 2023 |
É de responsabilidade de todos os colaboradores, gerenciar os residuos. O gerenciamento de resíduos é um conjunto de procedimentos de planejamento, implementação e gestão para reduzir a produção de resíduos e proporcionar coleta, armazenamento, tratamento transporte e destino final adequado aos resíduos gerados de acordo com a sua classificação.
Classificação dos residuos gerados: Comum, infectante e perfurocortante
Resíduo comum: São aqueles resíduos que não apresentam risco biológico. Devem ser acondicionados em saco plástico preto ou azul. O mesmo debe estar em lixeira própria com pedal, e a correta identificação na tampa com adesivo de lixo comum.
Resíduo infectante: São aqueles resíduos que apresentam possibilidade de estarem contaminados com agentes biológicos, tais como: luvas, gaze, babador, pós procedimentos. Estes, devem ser acondicionar em saco plástico branco especifico com a identificação de lixo infectante. O mesmo debe estar em lixeira própria com pedal, e a correta identificação na tampa com adesivo de lixo infectante.
Resíduo perfurocortante: são compostos por lâminas de barbear, bisturis, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, vidrarias e outros assemelhados. Estes devem ser acondicionar em Caixa de papelão específica ( descarpax), com a identificação de lixo infectante/perfurocortante. O mesmo debe estar fixado na parede, em suporte especifico com nominimo 1,30 m do chão.
Atenção:
- Manipular o mínimo possível.
- Armazenar o lixo infectante em local apropiado até o seu correto descarte por empresa de coleta especializada.
- Descartar o saco de lixo comum em lixeira especifica para o recolhimento da prefeitura.
Responsável técnico:
...