A Malária, Doença Parasitaria
Por: duda_telesb21 • 14/3/2023 • Artigo • 316 Palavras (2 Páginas) • 102 Visualizações
A malária humana é uma doença parasitária que pode ter evolução rápida e ser grave. Ela pode ser provocada por quatro protozoários do gênero Plasmodium: Plasmodium vivax, P. falciparum, P. malariae e P. ovale. No Brasil, somente os três primeiros estão presentes, sendo o P. vivax e o P. falciparum as espécies predominantes. A transmissão natural da doença se dá pela picada de mosquitos do gênero Anopheles infectados com o Plasmodium. Estes mosquitos também são conhecidos por anofelinos, dentre outros nomes. Após a picada, os parasitos chegam rapidamente ao fígado onde se multiplicam de forma intensa e veloz. Em seguida, já na corrente sangüínea, invadem os glóbulos vermelhos e, em constante multiplicação, começam a destruí-los. A partir des- se momento, aparecem os primeiros sintomas da doença. A doença também pode ser adquirida por meio do contato direto com o sangue de uma pessoa infectada (como por exemplo, em transfusões sangüíneas ou transplante de órgãos ou ainda pelo compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis). (Fiocruz, 2009).
Em 2010, a Organização Mundial de Saúde (OMS) previa que 3,3 bilhões de pessoas no mundo estavam em risco de adquirir malária, registrando 216 milhões de episódios naquele ano. No Brasil, país onde a malária é endêmica, 99% dos casos concentram-se na Amazônia Legal e calcula-se que 49 milhões de pessoas vivam em áreas de risco. Em 2011, constatou-se redução de 40% na incidência da doença no País, além de crescente queda das internações. (SciElo, 2011).
Mais de 100 países possuem malária endêmica (metade na África Sub-Saara); 300-500 milhões de casos por ano; 90% das mortes causadas pela malária acometem crianças menores de 5 anos; sequelas de complicações clínicas severas incluem problemas cognitivos, distúrbios de comportamento, epilepsia, além de problemas de visão, audição e fala, 9,5% dos casos de malária no Brasil ocorrem na Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão). (USP, 2013).
...