A Patologia Tanatologia
Por: Arthur Luiz • 17/7/2021 • Trabalho acadêmico • 364 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA
PATOLOGIA GERAL BD026
SEMESTRE 2020/2
1) Conceitue Morte e diferencie morte circulatória de morte encefálica.
O conceito de morte perpassa por muitas áreas do conhecimento, como a filosofia, a sociologia e a biologia. Em seu conceito biológico, é quando o organismo não consegue manter os processos homeostáticos. A morte circulatória, é quando o corpo já não possui mais atividade nem do coração nem do pulmão e a morte cerebral é a ausência de atividade cerebral com danos graves e irreversíveis ao cérebro, onde o exame eletroencefalograma não apresenta nenhuma atividade.
2) Com relação aos fenômenos abióticos consecutivos, comente sobre as alterações oculares, manchas de hipóstase e rigidez cadavérica.
As alterações oculares constituem nas pálpebras entreabertas por ação do rigor dos músculos palpebrais, retração do globo ocular (desidratação), perda do brilho da córneas, tela viscosa e pupila dilatadas
A hipóstase cadavérica ocorre entre 2 a 4 horas após a morte, onde o sangue por ação da gravidade desce para as partes baixas do cadáver dependendo da posição ao qual o cadáver permaneceu nesse período, formando manchas violáceas nos locais de declive.
A rigidez cadavérica ou rigor mortis aparece de 2 a 4 horas após a morte e pode durar até 24 horas, ocasiona a perda de mobilidade nas articulações, em sua fase pré-rigor existe relaxamento muscular e reserva de glicogênio, com o passar do tempo e a ausência de oxigenação o pH diminui e ocorre o aumento de ácido lático. Na fase de rigor, ocorre o esgotamento do glicogênio e a ausência de ATP o que ocasiona uma forte interação entre a actina e a miosina. Na fase pós-rigor ocorre a destruição da actina e da miosina por enzimas proteolíticas, o que ocasiona na flacidez muscular.
3) A putrefação ocorre em 04 fases. Denomine e explique os fenômenos em cada uma delas.
Período de Coloração: manchas esverdeadas na parede abdominal, coincide com timpanismo e enfisema cadavéricos – tempo de 8 à 24horas
Período Gasoso: dura em torno de 24 horas e acúmulo de gás sulfídrico (H2S), fermentação e abaulamento do cadáver.
Período Coliquativo: desintegração dos tecidos moles a partir de 07 dias
Período de Esqueletização: perda completa das partes moles
...