A Resenha Embriologia
Por: Thaise P. Sancier • 14/11/2020 • Resenha • 800 Palavras (4 Páginas) • 179 Visualizações
[NOME COMPLETO]
[NÚMERO DA MATRÍCULA]
[TURMA]
[CURSO]
[CAMPUS]
Introdução
Os sistemas reprodutores masculinos e femininos são os responsáveis pela produção de espermatozoides e oócitos, as células gaméticas que se fundem para dar origem a novos indivíduos. Os órgãos que o compõem passam por mudanças durante a puberdade que levam a alterações morfológicas e a produção de hormônios responsáveis pelas características secundárias.
Desenvolvimento
Os órgãos genitais femininos internos são: 1) Vagina – canal de comunicação com o meio externo, sendo importante na menstruação, parto e penetração; 2) Útero – órgão em forma de pera. Sua camada mais interna, o endométrio, é rica em vasos sanguíneos e glândulas. Essa última camada aumenta de espessura ao longo do ciclo menstrual até que sua camada funcional, caso não haja fecundação, descama e é eliminada na menstruação; 3) Tubas uterinas – são tubos que por um lado se comunicam com o útero e pelo outro a camada peritoneal, próximo aos ovários. Esses órgãos tem a função de levar os oócitos dos ovários até o local da fecundação, a ampola e então, transportar o zigoto até a cavidade uterina; 4) Ovários – par de glândulas anfícrinas, localizadas nas laterais do útero. Os órgãos genitais femininos externos são chamados de vulva.
Os órgãos genitais masculinos são: 1) Pênis - órgão erétil que envolve a uretra e exerce a penetração na reprodução; 2) Testículos – localizados na cavidade do escroto e formado por muitos túbulos seminíferos que produzem os espermatozoides; 3) Epidídimo – local de armazenamento e maturação dos espermatozoides; 4) Ducto Deferente – canal que se funde com o ducto da glândula seminal para formar o ducto ejaculatório; 5) Próstata, Glândulas Seminais e Glândulas bulbouretrais – Responsáveis pela produção de líquidos de limpeza da uretra e produção do líquido seminal; 9) Uretra – canal que pertence tanto ao sistema excretor, quando ao reprodutor. No último tem a função de levar o sêmen até o meio externo.
A gametogênese se dá através de um tipo especial de divisão celular chamada meiose, onde as células resultantes apresentam apenas metade do material genético original. Essa divisão ocorre em duas fases.
A formação das oogônias se dá ainda no período fetal, onde são formados os oócitos primários através de mitose. Os oócitos primários ficam estacionados na prófase I da meiose até a puberdade, quando ocorrerá a ovulação e terminará a primeira fase da meiose, originado o oócito secundário e o primeiro corpo polar. A segunda fase da meiose se inicia, porém estaciona na metáfase II e só será terminada caso haja a fecundação, quando será formado o segundo corpo polar.
Na espermatogênese, células primordiais crescem e se transforam em espermatócitos primários, estes realizam a primeira fase da meiose e se tornam espermatócitos secundários (haplóides), estes por sua vez, realizam a segunda fase da meiose e formam quatro espermátides. Ocorre então a espermiogênese, que é o processo de amadurecimento e formação dos espermatozoides, onde estes formam a cauda, perdem grande parte do citoplasma e sofrem condensação do núcleo e formação do acrossoma. Na sequência os espermatozoides se movem pela luz dos tubos seminíferos até o epidídimo.
...