ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DO ALTO SERTÃO
Por: wesley_al • 18/1/2021 • Artigo • 1.231 Palavras (5 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1]
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DO ALTO SERTÃO - LTDA
COLÉGIO PIO DÉCIMO
CURSO DE ENFERMAGEM 2020.1
EDIMÊ GOMES DO NASCIMENTO
FICHAMENTO
CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO
2020
EDIMÊ GOMES DO NASCIMENTO
FICHAMENTO
Fichamento realizado sob a orientação da Prof. (a): Márcia, da Disciplina de Microbiologia, do Curso de Enfermagem, da Faculdade Pio Décimo.
CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO
2020
CUNHA, Gilmara Holanda da. GALVÃO, Marli Teresinha Gimeniz. Diagnósticos de enfermagem em pacientes com o Vírus da Imunodeficiência Humana/ Síndrome da Imunodeficiência Adquirida em assistência ambulatorial. Acta paul. enferm. vol.23 no.4 São Paulo. 2010. Pág. 526-532.
- O presente artigo é um fragmento da monografia de graduação intitulada “Consulta de Enfermagem baseada na Teoria do Autocuidado de Orem para portadores de HIV/aids” a mesma foi apresentada ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará – UFC - Fortaleza (CE), Brasil. Tem por finalidade identificar os diagnósticos de enfermagem dos portadores de HIV/ AIDS atendidos no ambulatório de infectologia de um hospital universitário em Fortaleza, Ceará (Brasil). As autoras realizaram um apanhado documental por meio de entrevista direcionada, a fim de identificar diagnósticos de enfermagem em portadores de Vírus da Imunodeficiência Humana/ Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/AIDS) em assistência ambulatorial.
- O método utilizado para a construção do presente artigo foi um estudo transversal e descritivo com abordagem quantitativa, desenvolvido no Ambulatório de Infectologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). As autoras utilizaram-se do método quantitativo através do questionário, em que o mesmo foi criado e validado pelos pesquisadores. O levantamento de dados foi realizado com base em entrevista apoiada por um questionário com referencial na Teoria de Orem, o mesmo postulou respostas objetivas e descritivas. Nesta entrevista foi identificado algumas informações do paciente, como dados sociodemográficos e questões relacionadas ao autocuidado, envolvendo: o uso de antirretrovirais, realização de exercícios físicos, alimentação, sono, aceitação do diagnóstico/doença, mudanças na vida após diagnóstico, atividades de lazer, atividade sexual e hábitos de higiene. Tal pesquisa vem contribuir fundamentalmente para que futuras intervenções de enfermagem sejam adequadas e realmente direcionadas às necessidades dos pacientes.
- Principais citações que fundamentam o texto das autoras.
“A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é uma doença infecciosa que ocasiona complexa e dinâmica epidemia, caracterizada por profundas mudanças ao longo do tempo, sobretudo, no referente às categorias de exposição e evolução de uma série de respostas políticas e sociais, para prevenção, controle e tratamento da doença (p. 527)
“A teoria de Orem é um instrumento válido na sistematização da assistência, sendo utilizada inclusive em estudos com portadores de HIV/AIDS(4-6), direcionando a coleta de dados do histórico e a formulação dos diagnósticos de enfermagem, que representam um julgamento clínico sobre as respostas do indivíduo, família ou comunidade para problemas reais e potenciais de saúde ou processos de vida.” (p. 527)
“Como um dos mais sérios problemas de saúde pública mundial e a cada dia com mais frequência enfrentado pelos profissionais de saúde, pelos governos e comunidade científica.” (p.527)
“O acompanhamento desses pacientes representa um desafio em diversos aspectos, sobretudo, pela ausência de um tratamento efetivo que conduza à cura, além das barreiras sociais e econômicas que interferem na adesão ao regime terapêutico.” (p.527)
“Os critérios de inclusão foram: pacientes de ambos os sexos com idade igual ou superior a 18 anos, diagnóstico confirmado de infecção pelo HIV, ser acompanhado no Ambulatório de Infectologia do HUWC e assinatura do 528 Cunha GH, Galvão MTG. Acta Paul Enferm 2010;23(4):526-32. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.” (p. 527-28)
“[...]foi diagnosticado controle ineficaz do regime terapêutico, caracterizado por fracasso na inclusão dos regimes de tratamento nas rotinas diárias e verbalização de dificuldade quanto aos regimes prescritos, relacionados à complexidade do regime terapêutico e déficit de conhecimento.” (p.528)
“a intolerância à atividade física foi um diagnóstico caracterizado por relato verbal de fadiga ou desconforto aos esforços, relacionados à fraqueza generalizada.” (p. 528)
“No concernente à alimentação, foram avaliadas informações sobre o desjejum, almoço e jantar, bem como a presença de fatores que interferissem na ingestão oral, como anorexia, náuseas, vômitos, dor oral ou dificuldade de deglutição.” (p.528)
“O diagnóstico de insônia foi caracterizado por relato de insatisfação com o sono e dificuldade para adormecer e permanecer dormindo, relacionados ao estresse proveniente da doença.” (p.529)
“Os diagnósticos de ansiedade, baixa autoestima situacional e medo foram identificados em poucos pacientes.” (p. 529).
“Atividades de lazer regulares foram referidas por 44 pacientes (86,3%), mas após a soropositividade para o HIV, as atividades passaram a ser mais tranquilas, como passeios e eventos religiosos.” (p.529)
...