CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA
Por: Elienai Vitoriano • 3/11/2016 • Trabalho acadêmico • 7.791 Palavras (32 Páginas) • 497 Visualizações
CENTRO EDUCACIONAL BETEL
Caroline Paulino Paiva
Izabel C Vitoriano Dias
Marcos P. P. de Souza
ThaináNeto da Silva
ViniciusFrancisco S.
Mal de Alzheimer
Queimados – RJOutubro – 2015
CENTRO EDUCACIONAL BETEL
Mal de Alzheimer
Trabalho de pesquisa apresentado ao curso de Enfermagem do Centro Educacional Betel como requisito avaliativo das disciplinas técnicas sob a orientação das professoras: Edwirges Lopes, Flavia Dornellas e Marta Costa.
Queimados – RJOutubro – 2015
Sumário
1. INTRODUÇÃO
2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA
2.1 - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
2.2 - CARACTERIZAÇÃO DA TURMA
3. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
4. DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS
4.1 - ASPÉCTOS PEDAGÓGICOS OBSERVADOS NA TURMA
4.1.1 - CARACTERÍSTICAS DA SALA
4.1.2 - METODOLOGIA E PLANEJAMENTO DO PROFESSOR
4.1.3 – AVALIAÇÃO
4.2 - ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS
4.2.1 - RODA DE CONVERSA E SUA ANÁLISE
4.2.2 - ATIVIDADE PEDAGÓGICA E SUA ANÁLISE
2 4.2.3 - LEITURA E ESCRITA E SUA ANÁLISE.
4.2.4 - BRINCAR E SUA ANÁLISE 3
4.2.5 - CUIDAR E SUA ANÁLISE 4
5. INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA 5
5.1 - PLANO DE ATIVIDADE 5
5.2 - ANÁLISE DA ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA 7
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
BIBLIOGRAFIA ................................................................................................................................ 29
RESUMO
O objetivo do presente trabalho é abordar sobre doença de Alzheimer, também denominada de Mal de Alzheimer. Veremos inicialmente as características mais comuns dessa doença, e seus principais agravos. Em seguida, serão discutidos os principais características, formas de auxilio e métodos de tratamento conhecidos, avaliando-se as vantagens de cada tratamento apresentado. Por fim, serão discutidas as perspectivas futuras para este tipo de doença .
PALAVRA-CHAVE
Alzheimer, Características mais comuns, métodos de tratamento.
[pic 1]
RESUME
The aim of this study is to discuss about Alzheimer's disease, also called Alzheimer's disease. Initially we will see the most common features of the disease, and their main grievances. Then, the main characteristics will be discussed, aid and known forms of treatment methods, evaluating the advantages of each presented treatment. Finally, will discuss the future prospects for this type of disease.
ANSWER KEY
Alzheimer's, the most common characteristics, treatment of methods.
1 - INTRODUÇÃO
O trabalho em questão aborda o tema Alzheimer, começando pelos elementos que compõem o cérebro ( anatomia cerebral ) e funções e em seguida a doença, suas características, sintomas, causas, diagnóstico, tratamento e ainda recomendações para a doença e cuidados de enfermagem. O objetivo é a conscientização sobre os riscos do desconhecimento da doença e como pode gerar sérias complicações se não tratada e reconhecida devidamente pela família e profissionais da área da saúde. Conhecer o Alzheimer é importante tanto para médicos quanto para qualquer outra pessoa, pois essa doença pode acometer qualquer ser humano, em qualquer lugar. O trabalho mostra algumas recomendações em relação ao cotidiano e sugestões de tratamentos que a família e os amigos podem oferecer ao portador de Alzheimer.
- O CÉREBRO
2.1 CÉREBRO
O cérebro é a parte mais desenvolvida do encéfalo, pesa aproximadamente 1,3 kg, apenas 2% do peso do corpo, porém, apesar disto recebe cerca de 25% do sangue, que é bombeado pelo coração. Com o aspecto semelhante ao miolo de uma noz, sua massa de tecido cinza-rósea apresenta duas substâncias diferentes, sendo uma branca, na região central, e uma cinzenta, da qual se forma o córtex cerebral.
Figura 1 – “figura – cérebro”
[pic 2]
Fonte: http://www.infoescola.com/anatomia-humana/cerebro/
O córtex cerebral, um tecido fino com uma espessura entre 1 e 4 mm e uma estrutura laminar formada por 6 camadas distintas de diferentes tipos de corpos celulares, é constituído por células neurôglias eneurônios. Além de nutrir, isolar e proteger os neurônios, as células neurôglias são tão críticas para certas funções corticais quanto os neurônios, ao contrário do que se pensava alguns anos atrás.
...