ENVELHECIMENTO ATIVO:CONCEITO E FUNDAMENTO
Por: filipedalbello • 12/11/2018 • Trabalho acadêmico • 813 Palavras (4 Páginas) • 343 Visualizações
ENVELHECIMENTO ATIVO:CONCEITO E FUNDAMENTO
“O envelhecimento da população é, antes de tudo, uma história de sucesso para as políticas de saúde pública, assim como para o desenvolvimento social e econômico.”
Gro Harlem Brundtland, Diretor-Geral, OMS, 1999.
O conceito envelhecimento ativo é um processo para aprimoramento das oportunidades de saúde, participação e segurança, com foco no melhoramento da qualidade de vida em todo transcorrer da vida. O envelhecimento ativo enfatiza uma participação continuada em inúmeras questões, dentre elas, sociais, culturais, econômicas, civis, espirituais, de bem-estar físico e mental. Aplicando-se há indivíduos, bem como, para grupos populacionais. (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2005)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) nos anos 90 criou o termo “envelhecimento ativo”, com o intuito de aprimorar a qualidade de vida ao passo que as pessoas envelhecem, ou seja, um envelhecimento saudável. (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2005)
PROGRAMAS E POLÍTICAS DE ENVELHECIMENTO ATIVO
“Quando políticas sociais de saúde, mercado de trabalho, emprego e educação apoiarem o envelhecimento ativo, teremos muito provavelmente: menos mortes prematuras em estágios da vida altamente produtivos; menos deficiências associadas às doenças crônicas na Terceira Idade; mais pessoas com uma melhor qualidade de vida à medida que envelhecem; à medida que envelhecem, mais indivíduos participando ativamente nos aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da sociedade, em atividades remuneradas ou não, e na vida doméstica, familiar e comunitária; menos gastos com tratamentos médicos e serviços de assistência médica.”
(ABODERIN et al., 2002)
Á vista disto, o governo atua na criação de políticas e programas com intuito que o envelhecimento ativo atinja todos os indivíduos. Pois o envelhecimento ativo foca a dignidade e os direitos humanos dos idosos atuando na promoção da saúde mental e das relações sociais, vistos que as mesmas estão intimamente ligadas ao bem-estar físico. E procede na busca para que todos os indivíduos tenham o máximo de independência e autonomia. (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2005)
Os programas e políticas de envelhecimento ativo devem estimular os indivíduos para com a responsabilidade pessoal com relação a sua própria saúde, é o esforço pessoal para ter uma vida saudável, é cuidar seu físico, social, mental e espiritual. (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2005)
A World Health Organization (2005) entendem que estes programas também apoiam a criação de locais onde possam ser desenvolvidas atividades saudáveis. O envelhecimento ativo também tem foco para a diminuição dos custos com cuidados, pois o indivíduo que valoriza e atua de forma positiva em sua saúde, e tem o auxílio do governo para que isto ocorra, estes de fato, trabalham por mais anos, reduzindo custos com cuidados e trazendo mais anos de produtividade do indivíduo para com a sociedade. Segundo o Centro para Controle das Doenças dos Estados Unidos em 1999 na World Health Organization (2005) “para cada um dólar investido em medidas para estimular a atividade física moderada houve uma economia de 3,2 dólares em despesas médicas”.
...