Insulina glucagon
Por: Camila Beirigo • 3/9/2015 • Abstract • 508 Palavras (3 Páginas) • 466 Visualizações
Insulina; Glucagon
Você come, aumenta a glicose no sague, naturalmente a glicose entra nas células betas que tem o GLUT2 expresso na membrana, é oxidada e forma/libera ATP ou vira glicogênio despolarizando a célula e fechando os canais de potássio (retendo potássio), a célula fica positiva; Esse é o estimulo para que os canais de cálcio se abram, o cálcio entra na célula, promove a exocitose das vesículas, librando insulina que é um hormônio proteico e cai na corrente circulatória. O glut2 já está presente na célula para o transporte. O hormônio anda livre, e se liga ao receptor de membrana, mas o receptor que ele age é complexo, o receptor de membrana plasmática dele tem a porção alfa que é aonde o hormônio se liga, e a porção beta. Na ponta da porção beta tem TIROSINA acnase, quando o hormônio se ligar na porção alfa, desencadeia uma reação na porção beta e aciona a tirosina acnase. Essa enzima dentro da célula se liga aos seus substratos, desencadeando todas as ações dentro da célula, isso pode fosforilar ou desfosforilar substratos. Depois que a insulina se ligou ao receptor, age no fígado, tecido adiposo e musculo esquelético (principais tecidos).
Musculo esquelético: A partir do momento que há a ligação do hormônio com o receptor e a ação da tirosina acnase, uma das coisas que acontece é mandar sinais para a membrana plasmática permitindo que os aminoácidos que estão fora da célula entrem para dentro da célula. Aumenta síntese de proteínas com os AA’s. Tec. Adiposo: Se as células estão estocadas e ainda há glicose, vai para tecido adiposo: forma gordura e aumenta triglicérides. Fígado: armazena insulina em excesso, ou seja, glicogênio. Guarda como fonte de energia e pode se transformar em glicose novamente. (Com o glucagon)
Principais ações: aumentar/promover a produção de glicose, aumentar a síntese de proteína, aumentar a síntese de gordura, fazer a expressão gênica e crescimento e aumentar a síntese de glicogênio. Tudo isso só acontece porque a insulina se ligou ao receptor e ativou a tirosina acnase que age nos receptores do substrato de insulina (BETA). Ou seja, precisa ter o hormônio e uma reação adequada do receptor.
O receptor de insulina tem quatro partes – duas pra fora ALFA, duas pra dentro BETA, ligadas por pontes de dissulfeto.
Diminuiu a glicose sanguínea, o pâncreas libera glucagon, que foi até o fígado e fez o glicogênio se quebrar e liberar glicose. O primeiro mensageiro é o glucagon (HORMONIO), o segundo mensageiro é o AMPCICLICO. - O glucagon vai agir diretamente no fígado, fazendo que o glicogênio quebre. O glicogênio vai saber que tem que quebrar porque a informação foi levada a ele através do glucagon que se liga especificamente a um receptor que vai interpretar essa ligação e fazer que essa célula alvo desempenhe essa resposta.
Glucagon: tudo o que a insulina fez, ele faz o efeito contrario. Diminuiu a glicose sanguínea, aumenta o glucagon, há a liberação de glicose na corrente circulatória -> aumento de glicose. FEEDBACK NEGATIVO. Aumentou glicose, inibiu o estimulo que é a queda de glicose.
...