Primeiros Socorros em Caso de Queimadura
Por: Dayana Aguiar • 28/6/2016 • Trabalho acadêmico • 552 Palavras (3 Páginas) • 455 Visualizações
Primeiros socorros em caso de queimadura:
Em caso de qualquer queimadura, as principais medidas a serem tomadas são:
-Extinguir a fonte de calor, mais especificamente, impedir q permaneça em contato com o corpo da vitima, seja ela causada por objetos super aquecidos ou por fatores químicos como os: ácidos em geral, ou substancias muito básicas, como a soda cáustica. Exposição a radiação Solar (radiações infravermelhas e ultravioletas) e a própria eletricidade, são outras causas de queimaduras.
-Depois disso, lavar a queimadura com agua corrente de forma que a região queimada se esfrie. Pois elimina possíveis substancias químicas restantes (em caso de queimaduras químicas) e evita a evolução da queimadura.
- ai liga pro médico kkk
- e outra, sempre evitar matérias que grudam no ferimento, como o algodão, (acho que nem precisa explicar kk).
-O paciente queimado não deve retirar a roupa que estiver usando, ainda que houver sido atingida pelo fogo. O ideal é molhar a vestimenta e permanecer assim até a chegada ao pronto-socorro, para evitar que as bolhas estourem e que a pele seja arrancada.
Cuidados e coisas que não se devem fazer:
-Não usar nenhum tipo de produto (pasta de dente, sal, açúcar) ou receita caseira, pois estes, causam irritação na pele queimada e podem evoluir para um possível inchamento da região. E principalmente por, poder causar infecções por vírus, fungos ou bactérias que estão presentes nesses produtos ou receitas caseiras, ainda mais quando a “camada” protetora, pele, esta danificada. Ou seja, a região queimada, não tem muitas defesas para lidar com microrganismos.
-Não passe nenhuma pomada no local atingido. A pele fica extremamente sensível após uma queimadura e as pomadas, ainda que adquiridas em farmácias, machucam ainda mais as células cutâneas e podem irritar a pele e gerar infecções. A maior recomendação, é encaminhar para um médico.
-Retirar acessórios, como anéis e pulseiras, pois o corpo costuma inchar depois de uma queimadura, sendo possivel que estes fiquem presos.
Niveis de Queimaduras
• Queimadura de 1º grau – Queimaduras leves, nas quais ocorre uma vermelhidão no local, seguida de inchaço e dor variável. Não há formação de bolhas e a pele não se desprende. Na evolução não surgem cicatrizes, mas a pele pode ficar um pouco escura no início, o que desaparece com o tempo.
• Queimaduras de 2º grau – Há destruição maior da epiderme e derme, com dor mais intensa. Normalmente aparecem bolhas no local ou desprendimento total ou parcial da pele afetada. A recuperação dos tecidos é mais lenta e podem deixar cicatrizes e manchas claras ou escuras.
• Queimaduras de 3º grau – Ocorre destruição total de todas as camadas da pele, e o local pode ficar esbranquiçado ou carbonizado (escuro). A dor é geralmente pequena pois a queimadura é tão profunda que danifica as terminações nervosas da pele. Queimaduras de 3º grau podem ser muito graves e até fatais. Na evolução, sempre deixam cicatrizes e podem requerer tratamento cirúrgico e fisioterápico para retirada de lesões e aderências que afetem a movimentação. Tardiamente, algumas cicatrizes podem ser foco de carcinomas de pele, e por isso seu acompanhamento é fundamental.
...